Ginásio do Paulistano me fez conhecido como arquiteto, diz Paulo Mendes da Rocha

O clube Paulistano, no Jardim Paulista, dará início a uma reforma do seu ginásio.

A obra do premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi descaracterizada nos últimos anos e agora tem previsão de retornar às suas formas originais.

Leia abaixo depoimento de Mendes da Rocha, que relembra a projeção do ginásio e o prêmio recebido após a construção.

*

O projeto para o novo ginásio coberto, vestiários e salas especiais de ginástica e esgrima para o tradicional Club Athlético Paulistano (CAP), escolhido vencedor em concurso público no ano de 1958, apresentado por mim, inaugurou a minha vida profissional no sentido da palavra. Havia recebido meu diploma em 1954.

Parte das instalações do clube estava já em construção com projeto de Gregori Warchawchik. Ficamos amigos. O júri do concurso, entre outros, contava com Rino Levi e Plinio Croce, dois notáveis arquitetos. Ficaram meus amigos.

O CAP iniciou imediatamente a construção, fato não muito comum para projetos selecionados em concurso público. Aparece agora o extraordinário personagem, presidente do clube, homem de visão pública exemplar, Luis Oliveira de Barros.

Nesse concurso compareceram muitos dos mais notáveis arquitetos de São Paulo. E assim, de fato, apareci no cenário profissional. Fiquei conhecido como "um arquiteto".

Para os cálculos estruturais, muito peculiares no caso, surgiu a figura extraordinária do engenheiro Tulio Stucchi, formado na nossa Escola Politécnica da USP, a quem se deve as sutilezas belíssimas nos desenhos e dimensões definitivas para as estruturas engenhosos que eu tinha proposto no anteprojeto original. Grande influência na minha formação, Tulio Stucchi.

Construídas as estruturas básicas, foi exposto o projeto na 6ª Bienal de Artes de São Paulo em 1961 (na ocasião, na Bienal de Artes de São Paulo, havia a seção de arquitetura). Recebeu o Grande Prêmio Internacional Presidência da República, na categoria arquitetura! No júri estava Affonso Eduardo Reidy. Ficamos amigos. Minha vida pública, enquanto arquiteto, estava inaugurada!

PAULO MENDES DA ROCHA, 89, vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, é o principal arquiteto vivo do Brasil

Publicidade
Publicidade