Olivier Anquier dá 5 dicas de locais para conhecer no centro de São Paulo (e além)

Minha Essepê por Olivier Anquier, 58, empresário e morador do centro

1. LIVRARIA FRANCESA
Frequento desde que cheguei em São Paulo, no início dos anos 1980. Lá passava manhãs ou tardes folheando livros junto com meus filhos. O espaço não mudou nada e Olívia, hoje com um aninho e ainda só "devoradora" de papel, não vai demorar a sonhar com as histórias da livraria instalada desde 1947 no mesmo local.


R. Barão de Itapetininga, 275, República, tel. 3231-4555

Karime Xavier/Folhapress
Livraria Francesa, no centro de São Paulo
Livraria Francesa, no centro de São Paulo

*

2. GALERIA DO ROCK
Tinha o costume de frequentar somente as lojas de vinil do segundo e do terceiro pisos. Mas há cerca de oito anos fui verdadeiramente apresentado à galeria por intermédio do meu filho Hugo, que me pediu para levá-lo comprar um tênis "que só se encontra lá". A partir desse dia, aprendi a curtir e a entender esse caleidoscópio cultural, geracional e comportamental. Todas os tribos se sentem acolhidas e em paz.


Av. São João, 439, República, tel.: 3337-2361

Coletivo Amapoa/Folhapress
Galeria do Rock
Galeria do Rock

*

3. ALMANARA DA BASÍLO DA GAMA
O primeiro da marca. Frequentá-lo é embarcar em uma viagem no tempo. Inaugurado nesse endereço em 1950, o restaurante difundiu os pratos de origem sírio-libanesa na cultura brasileira devido à imensa imigração desses povos ao país, desde 1880. As paredes de painéis ondulados de jacarandá, coroadas de afrescos coloridos e "aquarelados" pelo tempo, nos transportam para uma saudosa época em que o Centro era muito elegante.


R. Basílio da Gama, 70, Centro, tel.: 3257-7580

*

4. CENTRO
É a alma da cidade onde moro há três anos. Um belíssimo cenário que transpira história e orquestra todas as diversidades antigas e modernas. É um bairro vivo onde todo mundo se conhece, se cumprimenta e troca uma prosa na rua, no meio do vai e vem cotidiano. Sinto-me verdadeiramente em casa. Nada mais justo, então, que a maioria dos lugares que mais gosto de frequentar ou que tiveram um impacto particular, para mim, se encontrem aqui.

*

5. FAMÍLIA VENDE TUDO BY PATRÍCIA NORA
Saímos do Centro mas continuamos com história -dos objetos e móveis. Existem muitos Família Vende Tudo, mas considero a proposta da Patrícia forte e com variedade. Em 20 anos, mais da metade do meu mobiliário foi adquirido na sua loja da alameda Gabriel Monteiro da Silva ou a partir das vendas especiais nas próprias casas que ela administra. Nunca comprei um móvel sequer em lojas especializadas. Quem sabe ser curioso e observador pode encontrar maravilhas.


Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.586, Jardins, tel.: 3021-2325

Publicidade
Publicidade