15 dicas para evitar dor de cabeça na hora de reformar

Lais Battiato

1. Busque inspirações e seja criativo
Antes de botar as mãos na massa é importante buscar tudo o que você deseja para a sua nova casa -dos ambientes completos aos detalhes, passando por tecidos, acabamentos, cores, revestimentos. Atualmente, existem opções baratas, divertidas e bonitas que irão fazer diferença na estética e passar a sensação de bem-estar a quem estiver no imóvel. Uma sugestão do arquiteto da Master House, Rafael Sera, é investir em produtos retrô para criar ambientes únicos e com ar nostálgico.

2. Quanto eu vou gastar?
Após organizar suas finanças, o passo seguinte é pesquisar preços e solicitar orçamentos. Faça uma planilha dos serviços e produtos que serão utilizados. A recomendação dos arquitetos da Upik é que cada serviço tenha três orçamentos, pois a diferença de preço pode compensar. Verifique com cuidado propostas, prazos e custo-benefício do serviço. A arquiteta Camila Vazquez Segura dá a dica: não economize nas perguntas, é importante ter o máximo de informações para escolher a melhor proposta.

3. Planejar é tudo
Um cronograma bem feito pode te salvar de atrasos nas obras e gastos extras. Vale comprar uma agenda e anotar tudo em forma de checklist -desde que as etapas sejam seguidas. Em geral, a reforma pode ser iniciada por tarefas complexas, como reparos em rede hidráulica e demolição de parede. É bom evitar o início da reforma no fim do ano, pois muitas lojas entram em recesso. Para obras externas, não planeje nada em períodos chuvosos.

4. Procure as pessoas certas...
A escolha de bons profissionais evita muita dor de cabeça, portanto, não economize no tempo dedicado a essa fase. Procure especialistas que tenham valores que caibam no seu bolso -essas condições podem andar juntas. Com tantas normas regulamentadoras nesse setor, contratar alguém confiável é garantir um serviço bem feito e seguro para sua casa.

5.... e os materiais certos também
A pesquisa por materiais deve ser rigorosa e levar em conta vários fatores, como qualidade, segurança, economia e durabilidade. Claro que gastar menos é uma prioridade, mas a economia não pode ser acompanhada da falta de qualidade ou insegurança. E atenção: efetuar o pagamento da compra à vista e em uma única loja pode salvar alguns reais na hora da reforma.

6. De olho na lei
Nem sempre é possível fazer todas as alterações que você quer, como derrubar uma parede ou construir mais um andar. É fundamental analisar a estrutura do seu imóvel e conferir as normas da prefeitura, condomínio e código de obras para que sua reforma seja feita de forma correta sem violar nenhuma legislação ou botar em risco a estrutura do imóvel. Sempre peça a ajuda de um profissional.

7. Que tal ser sustentável?
É uma excelente oportunidade para apostar em soluções sustentáveis que gerem economia e melhora na qualidade de vida a longo prazo. Por que não trocar as lâmpadas tradicionais pelas de LED, por exemplo, e instalar sensores de movimento que evitem que as luzes fiquem acesas sem necessidade? Outra opção é restaurar aquele móvel antigo e tornar um objeto deixado de lado em algo funcional.

8. Eletricidade
Há quem considere desnecessária ou onerosa a participação de um engenheiro elétrico ou eletricista na reforma, mas sua ausência pode ser bastante prejudicial, como na queima de um eletrodoméstico causada por uma sobrecarga na fiação. Outra questão a ser levada em conta é a das tomadas -com tantas opções de aparelhos elétricos, é importante planejar onde e quantas serão instaladas em cada cômodo.

9. Ilumina
É importante entender quais são as necessidades de cada ambiente: a cozinha, o escritório e os banheiros, por exemplos, pedem uma iluminação planejada. Para os ambientes sociais como sala de jantar, varanda e hall de entrada, é possível escolher peças decorativas ou luzes com temperatura de cor quente. Outra dica é dar preferência para a iluminação natural, que deixa as estruturas esteticamente mais agradáveis e tem menos impacto no ambiente. O uso de espelhos aumenta a luminosidade e a sensação de espaço.

10. Hidráulica
Fuja das alterações hidráulicas se sua ideia é fazer uma obra rápida. O processo é longo: a retirada de revestimentos, troca de encanamento, testes, fechamento da alvenaria e outras etapas demandam bastante tempo. Uma alternativa é procurar opções mais rápidas, como o uso de encanamentos aparentes, que estão na moda e podem ser uma boa pedida.

11. Gesso
É um coringa para a decoração, pois pode assumir várias formas que transformam e enriquecem o ambiente. Entre forros, paredes, molduras, iluminação embutida e nichos, o gesso é uma solução prática e barata para decorar sua casa. Invista nele.

12. Tudo abaixo
A demolição de estruturas é bem comum em obras, mas deve ser feita por profissionais registrados nos órgãos competentes, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Pessoas sem treinamento podem provocar danos ao imóvel.

13. Hora de pintar
Procure escolher tintas de qualidade e específicas para seu uso. Não tenha medo de ousar nas cores. Segundo os arquitetos, sua casa não precisa ser monocromática, e a tinta define o modo como você vai enxergar o ambiente todos os dias. A pintura é uma técnica barata e que pode ser facilmente refeita, por isso, seja criativo e não se esqueça de que existem tintas sem cheiro e que não exigem que você ou sua família saiam do local durante o processo.

14. Olhe para cima
Lembre-se do telhado na hora de planejar sua reforma -as goteiras nos tempos de chuva são a melhor forma de identificar a necessidade de um reparo. É importante não adiar o conserto, já que o defeito pode causar outros problemas, como infiltrações.

15. Limpando a bagunça
Sua reforma acabou e tudo o que sobrou foi o pó. Agora é a hora em que os especialistas recomendam a contratação de uma empresa de limpeza para que tudo seja feito com cuidado. Se o serviço estiver fora do seu orçamento, chame os amigos e os parentes para ajudar. Comece pelos fundos da casa, mantenha o ambiente ventilado para eliminar odores e evite esponjas e produtos abrasivos que possam danificar pisos e paredes. A limpeza também é essencial durante todo o processo de reforma.

Publicidade
Publicidade