Mostra no Sesc Ipiranga exibe mais de 500 peças gráficas de acervo centenário

Breves como um fósforo, a promessa da cartomante, uma bala ou o estalinho de São João. Santinhos, rótulos, caixas, folhetos, menus, catálogos, figurinhas, cartilhas, cartazes e manuais expostos no Sesc Ipiranga até o fim de agosto estavam arquivados no Museu do Ipiranga na categoria "Outros".

Não que houvesse dúvida sobre o potencial das peças naquela instituição que recolhe, organiza e preserva a cultura material da cidade.

Mas é que são anônimos, corriqueiros e vieram de coleções diversas, a mais importante delas pertencente ao arquiteto e professor de história da arte Egydio Colombo (1955-2013).

Criados para funções passageiras, ou com técnicas que desapareceram, foram salvos do descarte e chegaram até hoje por causa de um belo desenho, uma boa ilustração, disciplina de colecionador ou pelo valor sentimental. Passaram de avós para netos e desembocaram no museu como doações familiares.

Para contar a história impressa dessas peças gráficas e estabelecer um mapa de leitura para o público, a diretora do museu, Solange Ferraz de Lima, convidou o designer e professor Chico Homem de Melo, que assina a curadoria. A seleção dos dois chegou a 500 exemplares, produzidos entre 1890 e o fim da década de 1990, divididos em salas temáticas.

Em várias partes do percurso, é possível perceber movimentos de variação tipográfica dentro de uma mesma classe de objetos, ou o avanço da fotografia sobre a ilustração como figura central da comunicação visual.

Como desfecho da imersão nesse panorama gráfico, o curador selecionou exemplos de como a arte e o design incorporam o anônimo e o efêmero, desde a Semana de 22 até hoje, em capas de livros, discos e cartazes.

A mostra Papéis Efêmeros faz parte de uma parceria entre o Sesc e a USP, que administra o Museu do Ipiranga, para exibição do acervo do museu, fechado para reforma até 2022.


Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano - Sesc Ipiranga - R. Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel. 3340-2000. Ter. a sex., das 9h às 21h30, sáb., das 10h às 21h30 e dom., das 10h às 18h30. Até 26/8. Grátis. sescsp.org.br

Publicidade
Publicidade