Novo espaço na Vila Buarque terá cursos e livraria de obras raras

Karime Xavier/Folhapress
João e Cecilia no espaço onde vai funcionar a Sala Tatuí
João Varella e Cecilia Arbolave no espaço onde vai funcionar a Sala Tatuí

No meio de uma sala com paredes descascadas, chão coberto por lona preta empoeirada, paredes derrubadas e conduítes à mostra, a argentina Cecilia Arbolave parece uma profeta que vislumbra o futuro. "Aqui vai ficar a estante com os livros, ali é o espaço onde acontecerão os cursos, do outro lado será a sede da editora", explica, gesticulando em um lugar onde só há ferramentas e pedreiros. "Tudo deve ficar pronto em até um mês", completa João Varella.

Tudo, no caso, é o novo empreendimento do casal. Prevista para junho, a Sala Tatuí vai funcionar como um centro cultural na Vila Buarque, bairro coladinho com a Santa Cecília. E será irmã dos outros dois projetos da dupla: a editora Lote 42 e a banca Tatuí –a primeira publica, desde 2012, livros que prezam pelo acabamento artesanal e pelo design arrojado, enquanto a segunda usa uma banca de jornal reformada para vender títulos da editora e de outras casas que se especializaram em publicações mais gráficas e independentes, além de promover eventos.

Parte desse acervo estará agora no novo local, que ocupa 140 m² na cobertura do prédio onde está o restaurante Così. Com projeto assinado pelo arquiteto chileno Mario Figueroa (o mesmo que reformou a banca, de pequenos 6 m²) e projeto visual de Gustavo Piqueira, o espaço terá uma livraria especializada em obras raras, primeiras edições, fanzines históricos e originais, com visitação feita apenas com hora marcada.

"Assim poderemos dar mais atenção e tirar todas as dúvidas do visitante", diz Varella. Entre os artistas que terão trabalhos à venda, estão confirmados nomes como Adão Iturrusgarai, André Dahmer e João Montanaro, que são quadrinistas e chargistas da Folha. Os preços variam, mas podem ultrapassar os R$ 400.

Além disso, a sala contará com exibições de filmes, clube de leitura, exposições e cursos. O primeiro deles será uma oficina de produção editorial, com aulas de edição, parte gráfica e encadernação, em que alunos poderão imprimir o próprio trabalho. "Mas também queremos saber o que os vizinhos desejam. A banca vai continuar aberta para manter a relação com o bairro", conta Varella.

Bairro que vem se transformando. Só na rua Barão de Tatuí, onde ficam a banca e a sala, surgiram nos últimos anos ateliês, restaurantes, cervejarias, cafés e bares que fizeram da região uma das mais efervescentes de São Paulo. "E vai mudar mais", prevê Cecilia.

R. Barão de Tatuí, 302, Vila Buarque. Seg. a sex., das 10h às 18h30. Abertura: junho (previsão)

Reprodução
Projeção do arquiteto Mario Figueroa de como ficará o espaço
Projeção do arquiteto Mario Figueroa de como ficará o espaço, com abertura prevista para junho
Publicidade
Publicidade