Lagartos Clara e Chico recriam história de 'Romeu e Julieta' no zoológico de SP

Dois jovens vindos de famílias que não se bicam acabam vivendo uma história de amor. Tem tudo para ser o enredo de "Romeu e Julieta", mas esta é a história de Clara e Chico, casal de lagartos-rabo-de-macaco que vive no zoológico de São Paulo.

No lugar da rixa entre Capuletos e Montecchios imortalizada por William Shakespeare no século 16, o centro da trama é formado pelo desprezo de grupos da espécie que moram na instituição, a maior da América Latina, com cerca de 3.200 animais (não se sabe quantos "namorados").

Tudo começa em julho de 2014, quando a última Copa ainda tomava os estádios brasileiros, e dois desses bandos decidiram usar o cartão vermelho.

O primeiro rejeitou e expulsou uma fêmea de cerca de três anos vinda em 2011 do zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos. Já o outro grupo deu um chega pra lá em um macho da mesma idade, também doado pelo instituto americano. Depois disso ocorreu o que qualquer novela das seis é capaz de prever: isolados, Clara e Chico foram apresentados, juntaram os rabos e não se largaram mais.

Como a espécie costuma ser fiel ao parceiro, é provável que eles não se desgrudem durante os 20 anos que devem viver. Ainda mais após dois filhotes, que Clara protegeu e ajudou a alimentar, como é comum entre esses lagartos.

Se o começo lembra Shakespeare, o desfecho está longe da tragédia de venenos e punhaladas de Romeu e Julieta.

Zoológico de São Paulo Av. Miguel Estefano, 4.241, Água Funda, tel. 5073-0811. Seg. a dom., 9h às 17h. Ingr.: de R$ 15 a R$ 36 (crianças menores de 5 anos e deficientes não pagam)

*

CURIOSIDADE

Lagartos-rabo-de-macaco são encontrados apenas nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul.

*

Conheça outros casais de bichos paulistanos

Publicidade
Publicidade