Passeio desvenda joias de Higienópolis, bairro central que reúne prédios históricos

Eduardo Knapp/Folhapress
André Scarpa, 34, no edifício Louveira, projetado por Vilanova Artigas

Uma coisa é andar por Higienópolis olhando seus prédios lindos e pensar: "Ah, no dia em que eu ficar rica venho morar aqui". Outra é fazer o mesmo passeio ao lado de um especialista que vai te dizer o ano em que o prédio foi erguido, nome e origem do arquiteto, tamanho dos apartamentos e várias especificidades sobre cada construção: jardim de inverno, janelas do teto ao chão, varandas que dão a volta por todo o edifício, azulejos desenhados por Burle Marx, cobertura comum a todos os moradores. E até informações como "aqui morou Tarsila do Amaral (no edifício Santo André, na rua Piauí).

É essa segunda realidade que propõe André Scarpa, arquiteto, fotógrafo e morador do bairro desde que voltou do Porto, em Portugal, onde foi estudar na FAUP (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto).

Em 2013, ele abriu uma conta no Instagram para postar fotos de prédios marcantes do Brasil. O ArchDaily (site de arquitetura mais visitado do mundo) a indicou entre 20 contas a serem seguidas e deu visibilidade ao projeto.

Hoje, Scarpa faz essa caminhada com estudantes, turistas, moradores do bairro, estrangeiros e, é claro, os que sonham habitar aqueles endereços. Você pode terminar o passeio desejando ainda mais um dos apartamentos citados. E agora vai saber exatamente o por quê.

*

Próximos passeios

12 de julho - Higienópolis
5ª feira | 10h às 13h

26 de julho - Centro
5ª feira | 10h às 13h

9 de agosto - Paulo Mendes da Rocha
5ª feira | 10h às 13h

1º de setembro - Lina Bo Bardi
sábado | 10h às 13h


Superbacana+Caminhada: R$ 100 por pessoa
Tel. 3815-8429 | superbacana.com.br

Publicidade
Publicidade