Aos nove anos, SubAstor entra em nova fase com ambiente, cardápio e drinques reformulados

Depois de completar nove anos, o SubAstor uma nova fase com mudanças no ambiente e no menu de comes e bebes. Estreia no dia 17 a carta do italiano Fabio La Pietra, com receitas inspiradas em seis biomas brasileiros, entre eles Amazônia, Pantanal e Pampas.

Após passar pela "fase do negroni, do gim tônica", acompanhando a movimentação da coquetelaria na cidade, o Sub deixa de lado clássicos que ajudou a apresentar (podem ser pedidos, mas não estão no menu).

Agora, prioriza drinques autorais nomeados por um ingrediente –como o mucilago, a mucilagem do cacau drenada misturada a gim, salmoura de azeitona e witbier. Ele é o representante da zona cacaueira baiana da mata atlântica, mais um dos biomas.

Outras novidades saem quentinhas da cozinha, que agora funciona em uma estação do bar. Antes, os comes vinham do Astor, casa-irmã com quem o Sub divide o espaço. As receitas foram criadas pelo chef Marcelo Tanus, com participação do bartender da casa. Como resultado, sugestões como o atum selado com algas e bloody mary.

Além da iluminação e da nova mobília, que deixa o salão mais fluido, um terrário vai chamar a atenção dos clientes. Vindo do Canadá, controla umidade, ventilação e iluminação de plantas usadas nos drinques, como hortelã do Norte e falso trevo.

Mas o espaço "continua uma caverninha", diz Ricardo Garrido, da Cia. Tradicional de Comércio, dona de casas como Bráz e Pirajá. Isso quer dizer que o Sub ainda é escurinho -mas um tanto menos do que em 2009, quando abriu e ajudou a firmar por aqui a ideia do que é um speakeasy, bares escondidos em restaurantes (lavanderias, barbearias...).

SubAstor

R. Delfina, 163, Vila Madalena, tel. 3815-1364

*

Redonda vegan
A pizzaria Carlos a Vegana (R$ 38), feita sem carne ou derivados, que leva abobrinha, cogumelo, cebola e raspas de limão. Além dela, a casa vem testando também outra cobertura com queijo à base de leite de castanha, para o mesmo público.

R. Harmonia, 501, Vila Madalena, tel. 3813-2017

Quem bate?
O chef Marco Renzetti, da Osteria del Pettirosso, incluiu no menu pratos para o inverno, como a lasanha montada na hora com ragu bovino e suíno, presunto Parma e queijo Grana Padano (R$ 68).

Al. Lorena, 2.155, Jardins, tel. 3062-5338

Agora são elas
Com abertura marcada para a próxima terça-feira (10), o Eugênia reúne, em Pinheiros, bar com cozinha, espaço para exposição e apresentação -tudo com foco no protagonismo feminino. Drinques como o que leva o nome da casa (gim, bitter da casa e grenadine) são servidos por Flávia Suppi, ex- Riviera.

R. Cônego Eugênio Leite, 935, Pinheiros, tel. 99699-0323

Publicidade
Publicidade