5 praias para fugir da secura de São Paulo

Baía do Sancho (Fernando de Noronha, Pernambuco)
Do alto da falésia, a impressão é de que os barquinhos estão flutuando no ar. Lá embaixo, a visão se perde em meio às águas cristalinas e calmas. Preste atenção: a transparência é tamanha que dá para ver a vida marinha a olho nu. Não à toa, é considerada uma das praias mais lindas do planeta, perfeita para a prática de mergulho.

*

Taipu de Fora (Maraú, Bahia)
Na praia mais bonita da península, o mar é azul-claro e a areia, dourada, sombreada por um jardim de coqueiros a perder de vista. A maré baixa convida a sacar um snorkel e a nadar em suas piscinas. A nitidez da água permite avistar peixinhos coloridos e outros bichos marinhos em um verdadeiro aquário natural.

*

Patacho (Porto de Pedras, Alagoas)
O mar, claríssimo, é ideal para ser aproveitado em família. Quando a maré seca, os recifes vêm à mostra e, entre extensos trechos de areia, um rastro de piscinas naturais ganha forma pelo caminho. De água translúcida, ora azulada, ora esverdeada, a praia é praticamente deserta, o que reforça a mística paradisíaca.

*

Jericoacoara (Ceará)
Uma das mais belas praias do país, Jeri, como é conhecida, tem ruas de areia fofa, pousadas descoladas e aquele clima de humor típico dos cearenses. Dunas ora vão de encontro ao oceano, ora abraçam lagoas doces com redes coloridas armadas dentro da água.

Sinta a brisa refrescante ao assistir ao espetáculo do fim do dia, em que a montanha de areia vai ganhando novas tonalidades sob a incidência da luz, na Duna do Pôr do Sol. A duna mais famosa da região tem forma de meia-lua.

Com cerca de meio século de existência, ela vem se movendo de 10 m a 20 m por ano, graças à ação do vento. Hoje, parece desafiar o oceano, seguindo em sua direção. Quando o sol dá lugar a um céu pontilhado de estrelas, é chegada a hora da capoeira.

*

São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte)
Gostoso fica exatamente na "esquina" do continente sul-americano, sentido oeste, conhecida como Ponta do Calcanhar, marco zero da BR-101, que começa no Rio Grande do Norte e termina 4.500 km depois, no Rio Grande do Sul. Seu litoral se alinha paralelamente à linha do Equador. Venta que é uma beleza.

A posição geográfica favoreceu o desenho de suas praias. Tourinhos, uma enseada de águas claras e mornas, praticamente deserta, com uma duna gigante, petrificou-se há cerca de 2.000 anos e se transformou num morro com cerca de 8 m de altura e vista deslumbrante.

Onde quer que se esteja em Gostoso, bate uma brisa boa e constante a qualquer hora do dia ou da noite. Afinal, é lá onde o vento faz a curva.

Publicidade
Publicidade