Roupas do estilista Rafael Caetano bombam na comunidade LGBTQ

Se o Brasil é o país que mais mata homossexuais e transgêneros no mundo –foram 445 casos registrados em 2017, segundo o Grupo Gay da Bahia–, sua maior metrópole reage ao extermínio com uma superlativa parada do orgulho LGBTI+ uma noite que deixa qualquer cidade moderna comendo poeira.

Qual seria, então, o look ideal para responder ao cenário? Rafael Caetano, 25, joga luzes de paetês à questão. Sua grife homônima é o retrato da parcela de jovens gays e lésbicas a fim de brilhar nas boates da cidade, ostentando o orgulho de ser quem são vestindo as seis cores da bandeira em acessórios e macacões forrados de brilho que reluzem nas noites de festa.

Baseado em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e com a produção de sua marca espalhada por três confecções das zonas norte e sul da capital, o estilista assumiu há um ano a clientela formada por 95% de notívagos da comunidade gay e passou a criar conjuntos pensados para eles.

O sucesso foi imediato na plataforma de vendas online e o designer, que antes mal vendia os itens de suas coleções, fechou 2017 com 860 peças comercializadas e uma parceria com a marca Uniko para a criação de um tênis. A roupa mais cara do estilista, um macacão forrado de paetês, sai por R$ 890 e, segundo ele, já é o produto mais vendido de seu ecommerce.

"Tinha preconceito com a ideia de criar peças com brilho, porque achava que moda masculina deveria ter imagem limpa. Mas vi que estava pensando mais no que eu uso do que naquilo que meu cliente queria usar", explica Caetano.

A coleção que ele desfilará na Casa de Criadores é uma evolução desse pensamento. De uma viagem a Madri, na Espanha, ele trouxe referências da arquitetura, dos livros e, é claro, da noite. Estampas com frases de humor do tipo "Ay, qué Rico!" se misturam a nomes-símbolo da cultura gay de São Paulo, como a rua Frei Caneca e a boate Aloka. "É um abraço à agitação da cidade."

Onde comprar: rafaelcaetano.com.br

*

Leia também

Moda engajada: estilistas apostam em temas caros à juventude 'millennial'

Feminismo é a palavra chave nas roupas criadas por Giuliana Mesquita

Cultura negra é reverenciada por estilista Isaac Silva

Impacto ambiental molda guarda-roupa de Rafaella Caniello

Anitta e Pabllo Vittar estão entre artistas vestidos pela grife Another Place

Publicidade
Publicidade