Movimento defende que crianças aprendam ao ar livre; Emei Dona Leopoldina é modelo

Tem sala de aula ao lado da jaqueira, da amoreira e ao redor do minhocário. Os alunos se sentam em pedaços de tronco, na terra ou na grama. Aprendem na horta e até na casa da árvore e descansam em redes. São Impressionantes os 8.500 m²  de terreno da Dona Leopoldina, escola municipal do Alto da Lapa, zona oeste, com uma área verde onde brinquedos de madeira se espalham em meio à vegetação bem cuidada.

O colégio foi um dos selecionados pelo projeto Criança e Natureza, do Instituto Alana. A inspiração é o Children & Nature Network, movimento internacional baseado na ideia de que as crianças de grandes centros sofrem de "déficit de natureza", com consequências como obesidade e ansiedade. O objetivo é reverter esse quadro, e as escolas começam a tentar assumir esse papel.

Diretora da Dona Leopoldina, Marcia Covelo Harmbach chegou à Emei em 2012 e lá só havia mato e lama. Os alunos ficavam confinados e nada na programação os levava a aproveitar o espaço externo. Ela reuniu a comunidade e teve ajuda de ONGs para reconstruir o local. "É muito diferente ouvir uma história entre quatro paredes ou em uma das nossas salas verdes, as externas, com passarinhos cantando. Viver a infância em sua totalidade significa tomar chuva, pisar na terra, subir em árvore", diz.

Foi preciso formar os professores. "Eles sabiam dar aula na sala, achavam perigoso deixar os alunos livres. Precisaram entender a importância desse contato. Muita criança achava que o leite vinha da caixinha e as frutas, das embalagens." Isso mudou. Antonela Alves, 5, corre de um lado para o outro para mostrar frutas, legumes e verduras. "Olha a berinjela bebê!" Ao ver uma ainda menor, rapidamente explica: "É a minibebê".

*


EMEI DONA LEOPOLDINA
Infantil
R. Peribebuí, s/nº, altura do 171, Alto da Lapa, tel. 3832-3632
Pública

Publicidade
Publicidade