Redes sociais levam colégios a dar voz aos estudantes; Equipe tem a prática em seu DNA

Culinária vegana, improvisação teatral, música, beisebol, análise do panorama socioeconômico brasileiro e apresentação sobre os candidatos à presidência da República. Os temas foram os mais variados em um evento organizado pelos alunos do Equipe.

Para ministrar as oficinas, os escalados foram os próprios alunos. Atividades assim fazem parte da rotina do colégio de Higienópolis, fundado há 50 anos, que tem no DNA algo que virou a última moda da educação: o protagonismo dos estudantes.

Na tentativa de deixar para trás o velho modelo do professor despejando conteúdo na lousa para uma turma que copia passivamente, as escolas investem em ações que coloquem as crianças e os jovens em evidência. "A corrida para tornar os alunos protagonistas acelerou. As redes sociais ajudaram a criar essa consciência", diz Helena Singer, socióloga com pós-doutorado em educação.

No Equipe, faz parte da grade curricular uma aula semanal de orientação educacional, que funciona como assembleia. A diretora, Luciana Fevorini, conta que, além de tratar de questões do funcionamento da scola, os alunos trazem temas atuais. "Uma vez reclamaram que os professores usavam muito power point, deixando menos espaço ara a interferência da turma. Também pediram aula de feminismo quando teve manifestação de mulheres na Paulista."

Ela acredita que tenha se tornado difícil, mesmo para os colégios mais tradicionais, ignorar os assuntos do dia a dia dos estudantes. Pedro Penellas Pereira, 17, do 3º ano, faz parte do grêmio do Equipe e do grupo Inflama, que reúne alunos de escolas particulares para discutir questões políticas da educação, como a reforma do ensino médio. Frequenta também reuniões extracurriculares com o professor de filosofia, nas quais os alunos decidem o que ler.

Um dos autores escolhidos foi Nietzsche, que entre tantas frases famosas tem uma boa para encerrar este texto sobre o protagonismo dos alunos: "Jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes quisesse".

*


EQUIPE
Infantil, fundamental e médio
R. São Vicente de Paulo, 374, Higienópolis, tel. 3579-9150
Mensalidade: de R$ 2.300 a R$ 2.700

Publicidade
Publicidade