dias melhores

Nem sabia que cães de raça eram abandonados, diz paulistana que resgata buldogues

Eduardo Knapp/Folhapress
Luciana Shen e Pixel, seu buldogue que foi resgatado
Luciana Shen e Pixel, seu buldogue que foi resgatado

Quando realizou seu sonho de ter a buldogue Mia, sua "primogênita", a administradora Luciana Shen, 40, nem sabia que cães de raça eram abandonados. Mas chegou ao seus ouvidos que uma havia sido deixada na Vila Santa Catarina, zona sul. "Você se mata para pagar um filhote desses e topa com um jogado na rua? Achei que era exceção", conta.

Por medo de que pegassem a cadela, batizada de Catarina, para reprodução, Luciana decidiu resgatá-la. Logo viu que a exceção era regra, pois passou a ser procurada para ajudar em outros casos de abandono.

"Tem muita gente que compra e depois desiste porque o animal dá gasto, solta pêlo, porque nasceu uma criança e ela tem alergia Sem contar os descartes de canis clandestinos", diz a protetora. "Jogam o cachorro fora."

Assim também foi com Pixel, buldogue francês colocado à venda como produto em um site na internet.

Pela foto, Luciana viu que o cachorro estava com sarna e muito debilitado. "A dona queria mil reais. Era o que eu tinha para pagar meu condomínio e a conta de luz naquele dia", diz ela, que não pensou duas vezes, sacou o dinheiro e foi atrás do animal.

A ideia era tratar a sarna (estava totalmente sem pêlos), recuperar seu peso e doá-lo. Mas Pixel foi ficando, ficando... e conquistou a família. "Não tem um dia em que ele não venha me receber na porta, é muito apegado. Vejo a gratidão nos seus olhos."

De lá para cá, Luciana cuidou e doou cerca de 60 cachorros. Investiu no ramo -tem uma loja de produtos pet em Pinheiros- e continua os resgates.

As dívidas com os peludos são bancadas pelo próprio bolso e por doações, que chegam principalmente das mãos de tutores que têm cães da mesma raça.

Para quem pensa em ter um buldogue, ela avisa: dá trabalho, sim. "Se você tem apego à sua cadeira, saiba que ele vai comer. Vai ficar doente e você vai gastar com veterinário. Por isso, se resta alguma dúvida, não compre nem adote", diz.

Pois não importa o que aconteça, o bicho vai estar ali –e ele depende só de você.

*

LUCIANA SHEN

  • Mora no Cambuci (região central)
  • Já resgatou 60 buldogues
  • É tutora de Pixel, que estava à venda na web

*

Mais histórias inspiradoras

Publicidade
Publicidade