Com variedade de tipos, uísque brilha na criação de coquetéis

O uísque vem passando por uma transformação mundial -e a coquetelaria pode ser um bom termômetro disso.

Em parceria com Alexandre D'Agostino, do bar Apothek, em Pinheiros, a Diageo (da Johnnie Walker) lançou um drinque com esse uísque, água de coco, tônica e laranja em copo alto com gelo.

A Pernod Ricard, dona de marcas como Chivas e Ballantine's, também vem montando estações de drinques em festivais de música e feito ações em bares.

O uso da bebida em drinques não chega a ser novidade. Em "Coquetéis de Hollywood", o autor Tobias Steed conta que Marilyn Monroe (1926-1962) bebia whiskey sour em "O Pecado Mora ao Lado".

No bar Guilhotina, em Pinheiros, os clássicos ainda são os preferidos. Mas seu dono, Márcio Silva, eleito melhor bartender em O Melhor de sãopaulo - Restaurantes, Bares & Cozinha aposta nas novidades.

"Estamos quebrando barreiras. As mulheres são as melhores para experimentar", diz.

Para o mixologista Jean Ponce, do Guarita, a versatilidade de seus diferentes tipos é o grande trunfo.

"Uso o bourbon, levemente adocicado e que fica espetacular em receitas cítricas, mas também o scotch, por suas notas defumadas e de madeira."

Na hora de testar o preparo de drinques, Gabriel Santana, do Benzina, sugere: "O bourbon é mais fácil de trabalhar. O scotch, por sua complexidade, nunca será coadjuvante e exige mais domínio".

PARA METALEIROS
O uísque Blackened, com assinatura do Metallica, surgiu de um processo desenvolvido pela banda e o mestre em destilação Dave Pickerell.

Nele, ondas sonoras de baixa frequência são amplificadas e têm o poder de alterar a interação molecular e ter efeitos sob a bebida. A distribuição fora dos EUA dever começar entre 2019 e 2020

ONDE COMPRAR

Cia. do Whisky
Fundada em 1999, mantém uma loja física e um ecommerce, que entrega em até 48 horas na Grande São Paulo. Entre as opções, está o escocês Glenfiddich 15 anos.

Av. Jandira, 263, Moema, tel. 5055-6000. ciawhisky.com.br

Single Malt Brasil
No ecommerce especializado em destilados, os uísques são o destaque. Entre as possibilidades, está a garrafa do bourbon Jim Beam White
e o uísque japonês Hakushu 12 anos.

singlemalt.com.br

Pão de Açúcar
Entre os destaques do portfólio da marca estão os uísques Johnnie Walker Black Label e o Chivas Regal 12 anos.

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3.126, Jardins

Publicidade
Publicidade