Tendência mundial, grifes e redes de São Paulo reduzem uso de canudos e apostam em alternativas

Evitar canudo convencional —um dos criticados plásticos de uso único, consumidos e descartados rapidamente— virou sinônimo de preocupação com o ambiente.

Guilherme Henrique

E, apesar de ainda não ter legislação sobre o tema, São Paulo mostra que adotou a tendência mundial: reduzir o consumo e apostar em versões alternativas para quem precisa.

Na metrópole, novas casas como o Sertó, no centro, já estreiam sem o item.

E com sucesso: até hoje, conta o dono Marcelo Magaldi, ninguém sentiu falta dele para bebericar os drinques da casa.

Com outro perfil, redes como Bob's e Outback agora também desestimulam o uso do tubinho e entregam, se solicitado, uma versão biodegradável.

O mesmo aconteceu com o grupo Fasano, que economiza cerca de 4.800 unidades por mês em todas as casas.

O canudinho é uma das frentes de ação da grife, que também substituiu copos descartáveis de funcionários por canecas.

O mesmo acontece no novo Grecco Cucina e Bar, em Pinheiros.

"Reduzimos o lixo, e, agora, temos que ampliar e olhar para outras coisas, como panos de limpeza descartáveis, que demoram décadas para se decompor", alerta o dono, Rafael Goulart.

Confira algumas iniciativas!

Bob's
A rede só trabalha com canudos biodegradáveis -menos no caso dos milk-shakes. Eles vêm com tubinhos comestíveis feitos de biscoito e chocolate, estão disponíveis na cidade de São Paulo, no aeroporto de Guarulhos
e no estado do Rio de Janeiro.

Av. Paulista, 1.904, Bela Vista

Grecco Cucina e Bar
Quando inaugurou, em agosto, a casa já dispensava canudos de plástico no serviço. No lugar, oferece o bucatini, massa longa com furo no meio -para celíacos, há uma alternativa feita de metal.

R. Henrique Monteiro, 47, Pinheiros, tel. 97693-2469

Grupo Fasano
No comecinho do ano, os canudos foram sendo retirados aos poucos das casas da marca -primeiro de sucos, depois de drinques. Em abril, todos os restaurantes e bares do grupo, incluindo os dentro de hotéis, deixaram de oferecer canudos de maneira ativa. Agora, uma opção biodegradável é entregue a quem pede.

Restaurante Fasano. r. Vitório Fasano, 88, Jardins, tel. 3896-4000

Fleming's
Desde o começo do ano, a casa de carnes não entrega mais canudos para acompanhar as bebidas. Quando o utensílio é requisitado, garçons fornecem tubinhos biodegradáveis no lugar.

Av. Cidade Jardim, 318, Jd. Paulistano, tel. 3037-7347

La Macca
De inspiração italiana, o restaurante instalado nos Jardins substituiu os canudos de plástico pelos de massa. Os intolerantes a glúten têm como opção tubinhos de papel.

R. Haddock Lobo, 1.589, Jardins, tel. 3061-9049

Grupo Maní
Primeiro, fez uma transição de canudos convencionais para biodegradáveis -mas, desde o começo de outubro, não oferece mais nenhum deles. Caso o cliente precise, existem canudos de inox nas casas. Cartazes explicando a mudança de política foram produzidos e um deles está afixado na árvore na frente ao Maní.

R. Joaquim Antunes, 210, Jardins, tel. 3085-4148

Lanchonete da Cidade
A maioria dos clientes não sente falta dos canudos. Eles não são mais entregues com bebidas). São exceções as crianças, público que mais utiliza, e quem pede milk-shake -neste caso, é entregue opção biodegradável.

Al. Tietê, 110, Jardim Paulista, tel. 3086-3399

McDonald's
A rede de origem norte-americana retirou os porta-canudos do salão de suas lojas e deixou de entregar bebidas com os tubinhos. Na cidade de São Paulo, o item é disponibilizado somente quando o cliente pede.

R. Henrique Schaumann, 80/124, Pinheiros, tel. 3083-4248

Outback e Abbraccio
Depois de testes, as duas redes deixaram de entregar de forma proativa canudos em setembro. Para quem solicitar o item, é oferecido uma versão que tem biodegradabilidade em até dois anos.

Abbraccio. Shop. Vila Olímpia - r. Olimpíadas, 360, Vila Olímpia. Outback. Shop. Villa Lobos - av. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros

Publicidade
Publicidade