Pão de queijo, farofa de feijão e outras ideias para acompanhar o churrasco

O churrasco de Manuelle Ferraz, 35, se nutre do entorno. "A escassez é o que determina qual será o alimento usado.Isso significa tirar o status de nobreza de alguns cortes e explorar o que há ao redor", diz a chef. É assim que se faz no vale do Jequitinhonha (MG), região que inspira o seu A Baianeira, na Barra Funda, que vai ganhar uma unidade no Masp.

É dessa forma também que fez com o excedente de produção de seu famoso pão de queijo.

Macio, ele foi parar na grelha do bar da vizinhança, A Dama e os Vagabundos, recheado de legumes -ou do que estiver à disposição.

A lógica combina com qualquer alimento. "Por que a gente mistura farinha? É para render", diz ela. Mas também dá água na boca, constata quem prova.

A Baianeira

R. Dona Elisa, 117, Barra Funda, São Paulo

FAROFA DE FEIJÃO
Cozinhe feijão-andu ou de corda fresco com água, manteiga de garrafa, sal e urucum. Quando estiver pronto escorra a água, coloque farinha de mandioca e cheiro-verde e mexa

REQUEIJÃO DE CORTE
É diferente daquele tradicional encontrado no mercado. Sólido e untuoso, tem sabor intenso e pode ser usado para fazer um creme:
é só derreter com leite, para dar o ponto. Use com quiabos na brasa

MACAXEIRA
A mandioca é ótimo acompanhamento. Cozinhe normalmente e finalize na chapa de ferro acoplada na churrasqueira com uma dose manteiga de garrafa

Publicidade
Publicidade