Taco al pastor, clássico mexicano de legado libanês, é chamariz do Lupe, em São Paulo

Isso é árabe, e não mexicano, você pode pensar ao ver o grande espeto de carne (chamado de trompo) girando na cozinha do Lupe Bar y Taqueria, que deve abrir oficialmente até o fim de abril, em Pinheiros. Sim, você já conhece esse filme: a estrutura é a mesma usada no preparo do kebab.

Lucas Terribili/Divulgação
Taco de pescado do Lupe
Taco de pescado do Lupe

No Lupe, porém, o instrumento será usado em um clássico da cozinha mexicana: o taco al pastor. A receita, que incorporou o legado libanês naquele país, surgiu quando imigrantes do Oriente Médio começaram a preparar carne no espeto nas ruas mexicanas.

Chegaram ser chamados de tacos árabes, mas, conta a BBC, foi só com o tempo que a receita ganhou tortillas de milho e a carne de porco –mais coentro e abacaxi assado. Ótima notícia, os discos de milho serão feitos na casa, em um processo que dura cerca de 16 horas e tem ajuda de um moinho que foi trazido do México.

O cardápio terá outros tacos clássicos (de R$ 17 a R$ 29 a dupla), como o de carnitas, com carne suína. E também lista criações, além de totopos e guacamole.

A casa fica na festiva (e jovem) rua Cunha Gago, onde estão os bares Estepe e Kingston e a hamburgueria Buzina. Com a vocação boêmia do entorno, não à toa vai apostar em uma carta de drinques com receitas próprias. Fábio La Pietra assina coquetéis com ingredientes mexicanos, mas sem se resumir à tequila e à margarita.

R. Cunha Gago, 625, Pinheiros

Publicidade
Publicidade