Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
03/09/2010 - 16h21

Hospital no Jaçanã vai abrigar centro cultural

Publicidade

GABRIELA LONGMAN
DE SÃO PAULO

Criado e executado pelo pintor Samson Flexor (1907-1971) em 1954, um enorme painel em mosaico ocupa o jardim do hospital São Luís Gonzaga, no bairro do Jaçanã, zona norte de São Paulo. O mural foi "redescoberto" há pouco mais de um ano por André Flexor, filho do pintor.

Jefferson Coppola/Folhapress
Pavilhão do pronto-socorro do hospital São Luiz Gonzaga, situado na rua Michel Ouchana, 94, Jaçanã, zona norte
Pavilhão do pronto-socorro do hospital São Luiz Gonzaga, situado na rua Michel Ouchana, 94, Jaçanã, zona norte

"Eu havia me esquecido dele, tinha certeza de que não existia mais. Um amigo me escreveu falando a respeito. Fui até o Jaçanã e o encontrei preservado, apesar da passagem do tempo", disse à sãopaulo.

O painel decora a entrada de um pequeno teatro, construído no jardim do hospital a fim de entreter as crianças ali internadas. O espaço, hoje fechado, serve como depósito de arquivo do hospital. Mas o "reencontro" com o painel fez fermentar uma ideia na cabeça de André Flexor: transformar o local num centro cultural que possa abrigar atividades de educação artística, cinema, ciência, meio ambiente e saúde voltadas para os moradores do Jaçanã e dos bairros vizinhos.

Nos últimos meses, ele se reuniu com a diretoria do hospital, que também gostou da ideia. Agora, tentam estabelecer um projeto em conjunto e começam a estudar os custos para viabilizar a empreitada. A ideia é que os recursos para reforma e instalações do novo espaço --cerca de R$ 500 mil-- sejam captados via Lei Rouanet ou através de parcerias.

"Pensamos num espaço multiuso que possa receber exposições e ser também um anfiteatro para palestras", diz Reberson Pierro, coordenador administrativo do hospital. Ele conta que, antes mesmo de conhecer André Flexor, já havia pensado em maneiras de aproveitar melhor o antigo teatro mirim.

Jefferson Coppola/Folhapress
Painel de Alfredo Volpi pintado na parede da entrada do PS infantil do Hospital São Luiz Gonzaga, na zona norte
Painel de Alfredo Volpi pintado na parede da entrada do PS infantil do Hospital São Luiz Gonzaga, na zona norte de SP

Volpi e Bonadei

Maior hospital municipal da zona norte, o São Luiz Gonzaga foi fundado em 1904 como um leprosário. Nos anos 1940, o conjunto construído sobre uma área verde de 125 mil m2 se transformou num dos principais centros de tratamento de tuberculose --a proximidade da serra da Cantareira favorecia o cuidado de doenças respiratórias. Foi nesse período que uma série de artistas --a maior parte deles ligados ao grupo Santa Helena-- trabalhou no local, sobretudo na ala infantil.

Hoje, quem anda pelos corredores da pediatria se depara com duas grandes pinturas de Alfredo Volpi (1896-1988) e uma de Aldo Bonadei (1906-1974). Feitas diretamente sobre a parede, as três obras foram restauradas há cerca de três anos.

Um dos 12 hospitais de São Paulo administrados pela Santa Casa de Misericórdia, o São Luiz Gonzaga faz, em média, 140 partos e 320 cirurgias e atende a cerca de 20 mil emergências por mês. Os 14 mil m2 de área construída ficam num terreno com árvores centenárias e diferentes espécies de flores e pássaros. Segundo a diretoria do hospital, a Santa Casa já foi consultada e deu sinal verde para o projeto do centro cultural.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página