Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
18/10/2010 - 10h29

Paulistano já ganhou mais de 80 concursos culturais

Publicidade

JULIANA VILAS
DE SÃO PAULO

Nos últimos anos, o paulistano Lucas Vandanezi, 27, viajou para fora do Brasil pelo menos uma vez a cada seis meses e já esteve em todos os continentes. Ficou hospedado em resorts e hotéis de luxo, curtiu shows e eventos esportivos internacionais, jantou em restaurantes badalados e conheceu os museus mais famosos do mundo. E tudo isso sem pagar nada. Ou quase. Todas as viagens foram prêmios que ele ganhou ao participar de promoções.

Maria do Carmo/Folhapress
Lucas, que é professor de inglês e violão, mostra as lembranças das viagens e os prêmios que ganhou em promoções
Lucas, que é professor de inglês e violão, mostra as lembranças das viagens e os prêmios que ganhou em promoções

O projeto "volta ao mundo" de Lucas surgiu quase sem querer, em 2002, quando descobriu o fantástico mundo dos concursos culturais. "Depois que ganhei o primeiro, uma viagem para Porto de Galinhas [Pernambuco], não parei mais", conta. Ele já contabiliza mais de 80 prêmios no currículo de papa-concursos. Apesar disso, nega que a sorte esteja ao seu lado. "Concurso cultural não é sorteio. Você envia vídeos, frases e textos e uma comissão elege os melhores. Tem que se esforçar, ler o regulamento com atenção e ser criativo", afirma.

Os anos na carreira de papa-concursos renderam um livro independente, vendido pela internet, em que Lucas revela macetes para se dar bem em concursos. Em "Os Segredos do Trevo", lançado neste ano, ele conta tudo: desde os tipos de frase que mais agradam às diferentes comissões julgadoras até como identificar fraudes.

Lucas dá aulas particulares de violão e inglês e mora com os pais no Lauzane Paulista (zona norte). No apartamento, lembranças e fotos das viagens decoram a sala e o quarto dele. No computador, organiza regulamentos, agenda datas de inscrições e resultados, registra tudo e escolhe as promoções das quais participa de acordo com o prêmio oferecido. Os que agraciam os autores com viagens, claro, são os preferidos.

alguns prêmios de Lucas

PERGUNTA: Que loucura de amor você faria para ver a final da Eurocopa?
RESPOSTA: Com flores holandesas e chocolate suíço declararia, em um estádio lotado, o amor roxo e doente que sinto por minha brasileira.
PRÊMIO: Viagem com acompanhante para a Áustria + entradas para a final da Eurocopa + US$ 1.000

PERGUNTA: Que ritmo você quer dar ao mundo?
RESPOSTA: Um ritmo que freie o desperdício sem frear o desenvolvimento; acelere o crescimento sem atropelar nossos valores; aumente os lucros sem reduzir a fonte e que, principalmente, busque a sustentabilidade
PRÊMIO: iPhone 8GB

PERGUNTA: Transformers são robôs alienígenas de um planeta distante capazes de transformar seus corpos em objetos como veículos. Se você fosse um Transformer, no que você se transformaria e por quê?
RESPOSTA: Em uma das câmeras de Hollywood. Porque meu patrão seria um diretor, meu escritório cenários variados, meus colegas estrelas de cinema, e eu ainda teria o privilégio de ver todos os filmes antes mesmo da sua estreia mundial!
PRÊMIO: Viagem com acompanhante para Dubai + US$ 500 e passeios

PERGUNTA: Se fosse você o náufrago em uma ilha deserta, do que sentiria mais falta?
RESPOSTA: Dos momentos que peço para ficar sozinho.
PRÊMIO: Viagem de uma semana com acompanhante para Porto de Galinhas

PERGUNTA: O que você faria se fosse mulher por um dia?
RESPOSTA: A unha em um salão. Porque assim desvendaria o que há de tão maravilhoso neste lugar onde elas podem passar horas sem se queixar.
PRÊMIO: iPod Nano 4GB

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página