Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
19/05/2011 - 19h39

Inezita Barroso diz que toma uísque ao cantar; leia bate-papo

Publicidade

MALU TOLEDO
DE SÃO PAULO

Ícone da música caipira, a cantora e apresentadora Inezita Barroso, 86, adora o interior, mas não fica muito tempo longe de São Paulo, onde nasceu. Ao completar 60 anos de carreira, ela diz que venceu preconceitos contra o estilo musical que sempre difundiu.

"No começo da minha carreira, o pessoal desprezava esse gênero, achava que viola era instrumento de vagabundo. As pessoas agora dizem 'sou do interior' com orgulho."

Formada em biblioteconomia na USP, ela pesquisou as raízes da cultura brasileira e deu aulas sobre folclore. Além dos fãs que frequentam há mais de 30 anos o programa "Viola, Minha Viola", na TV Cultura, ela conta que atualmente tem um público jovem. "Faço programa de auditório há muito tempo. Não tinha jovem e criança. Agora, está cheio."

sãopaulo - Você já morou no interior?
Inezita Barroso - Nasci em São Paulo, na Barra Funda. Sempre morei no bairro. Mas a família inteira é do interior. Viajei muito, mas amo morar aqui.

Como estão sendo as comemorações dos 60 anos de carreira?
O pessoal adora fazer surpresas. O [jornalista] Assis Ângelo lançou um livro com histórias da minha carreira ["A Menina Inezita", editora Cortez,
72 págs., R$ 32]. E estou fazendo um programa na rádio Terra, aos sábados, das 6h às 7h. Eu toco essencialmente caipira. Não entra nada, além disso. Conto fábulas, lendas brasileiras. Às vezes, dou uma receitinha caipira. Os ouvintes amam.

Onde tem gente tocando música caipira em São Paulo?
Tem uns barzinhos na serra da Cantareira onde violeiros vão cantar. Tem muita gente boa e jovem. É música para ouvir, não para dançar. Alguns tocadores de viola têm umas orquestrinhas. Aqui em São Paulo, a principal é a do Rui Torneze.

Onde se vende viola por aqui?
Em casas de instrumentos no bairro de Pinheiros [zona oeste], na rua Teodoro [Sampaio]. Compro muito lá. Também tem partituras. De um tempo para cá, estão ensinando viola por partitura em faculdades e cursos de música. O rural continua tocando "de ouvido". Eu só sei tocar assim. Estudei música, piano, mas acho que [tocar por partitura] perde um "quê".

"Moda da Pinga" é uma das músicas mais marcantes da sua carreira. Você gosta de beber?
Gosto muito de cerveja, mas tenho que tomar quente por causa da garganta. E gosto de caipirinha. É raro eu beber pinga. Só quando visito uma fazenda. Mas ganho muitas garrafas por causa da música. Antes de cantar, tomo um dedinho de uísque. Limpa a voz. É um golinho e entro no palco.

Paulo Pampolim/Hype/Folhapress
Inezita Barroso
A cantora e apresentadora Inezita Barroso no intervalo de uma gravação na TV Cultura, em São Paulo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página