Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
22/05/2011 - 11h13

PF diferenciado

Publicidade

KÁTIA LESSA
DE SÃO PAULO

No mesmo endereço desde 1968, o prato feito do restaurante Ugue's é unanimidade em Higienópolis (centro de São Paulo).

Maionese caseira, vinagrete e pão francês. Há 43 anos, é com esse mix de "iguarias" que os clientes do Ugue's são recebidos. O clima é de boteco. Entre as mesas de madeira barata, plantas de plástico e quadros encapados com papel-filme, circulam moradores locais, transeuntes e uma penca de famosos.

Christian von Ameln/Folhapress
kátia lessa

*

O fundador da casa, Hugo Rigatto, morreu no fim do ano passado. Os atuais donos, que cuidam do lugar desde 1985, mudaram o nome de Ugo para Ugue's, mas mantiveram as especialidades da casa, como a coxinha e o Ugue's especial, um cheeseburguer com bacon e salada, coberto por omelete.

*

No Ugue's são servidos mais de 150 PFs por dia, além de 400 coxinhas por semana. "Tem uma cliente que não gosta de gordura, aí manda colocar a coxinha no micro-ondas", conta Chico, garçom com 32 anos casa.

*

Francisco Novais, 50, o Chico, passou 15 anos pilotando a chapa da cozinha, mas teve que virar garçom por ordens médicas. "Meu nariz sangrava por causa do calor, mas adorava ser chapeiro", diz. "Já decorei o que os clientes pedem. Quando entra alguém estranho acho que é assalto."

*

No almoço, quem segura as pontas da casa é Antônio Paulino, 40, o Toninho. "Modéstia à parte, meu cheeseburguer é perfeito", afirma o garçom, que odeia cliente que fura fila.

Fotos Folhapress
kátia lessa

Antigo frequentador, o ex-jogador de futebol Sócrates enfileirava garrafas de cerveja na mesa no Ugue's. Por lá, gostava de ser atendido pelo mesmo garçom, que acabou conhecido como "Beto do Sócrates".

*

Testemunha da primeira fornada de coxinhas da mulher de seu Hugo --a dona Dorothy Rigatto--, o apresentador Fábio Massari, 46, vai ao Ugue's desde a infância. "Ia com os amigos do prédio duas vezes por semana. O PF foi um rito de passagem, o lugar onde o pessoal da rua podia ir sem os pais. Já comi o cardápio todo." Segundo Chico, Massari é da turma do sanduíche com cerveja no balcão, mas adora a coxinha.

*

Durante três anos, um galo -morador da região- caminhava pela calçada até o Ugue's quase todos os dias. Zico, como era conhecido pelos frequentadores, sumiu no ano passado. Chico garante que ele não virou coxinha.

*

"Abravanaram" o PF. O estilista Dudu Bertholini, morador da região, costuma pedir um prato pouco popular: salmão com creme de espinafre. Sua sócia, Rita Comparato, não resiste ao pão com maionese e vinagrete.

-

NOTAS

SAMBÃO DESCOLEX
A loja Tag and Juice comemora um ano de atividades com festão (só para convidados) na quadra da escola de samba Pérola Negra, na Vila Madalena.

ESCRAVOS E ÍNDIOS
A estilista Adriana Degreas revela que sua nova coleção, "Brasil Chic", vai ser inspirada nas pinturas do holandês Albert Eckhout e do francês Jean-Baptiste Debret.

ALUNO BRILHANTE
O designer de joias Jack Vartanian, 39, está em Boston. Ele é aluno do curso de "Owner/President Management" em Harvard. A última vez em que Jack teve aula fora do país foi aos 15 anos, em uma estação de esqui na Suíça.

HERCHCOVITCH COM REQUEIJÃO
O estilista Alexandre Herchcovitch acaba de assinar uma linha de copos de uma marca de requeijão, que chega ao mercado em 30 de junho. No banco das apostas, os mais cotados para dar continuidade ao projeto são os irmãos Campana.

DESFILE ESCULTURAL
A Neon não desfila no prédio da Bienal durante a próxima São Paulo Fashion Week. A marca deve colorir o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura).

A colunista Adriana Küchler está em férias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página