Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
05/06/2011 - 08h00

Bar na Mooca serve pratos como o X-macumba

Publicidade

ANDERSON SANTIAGO
DE SÃO PAULO

Stefan Schmeling/Paralaxis/Folhapress
Detalhes da decoração do Templo, novo bar da Mooca
Detalhes da decoração do Templo, novo bar da Mooca

O mais novo templo da Mooca não é uma igreja. Apesar de ter uma porta imponente típica de basílicas, um sino e um anjo adornando a fachada, o Templo é um botequim, que será inaugurado no dia 13.

A decoração do galpão impressiona. Bem longe de uma estética arrumadinha, tudo é barroco e remete a crenças diversas, das milhares de fitinhas coloridas no teto ao cardápio em forma de missal [livro de orações].

As imagens religiosas são a maior atração: há 13 (!) esculturas com mais de dois metros de altura, representando divindades como Buda, Ganesh, Nossa Senhora e até um santo Antônio de cabeça para baixo. Outras 800 figuras menores adornam o local.

"Queria criar um conceito novo, que não fosse uma cópia do bar do vizinho, como acontece muito", conta Cicero Cunha, 39, um dos três empresários que criaram o projeto. Para surpresa dos frequentadores, ele não segue uma religião. "Ela está presente no dia a dia de todo o mundo, e toda crença tem a sua beleza."

O menu tem receitas como o Despacho (frango assado em "televisão de cachorro"), o Inferno (linguiça de pernil) e o X-macumba (cheesebúrguer de carneiro com molho de hortelã).

A casa terá shows de samba, que serão apresentados numa espécie de púlpito e poderão ser vistos em bancos de igreja. A localização, perto da rua do Oratório e entre as travessas Madre de Deus e Padre Raposo, chega a soar, digamos, cabalística.

A proposta pode chocar os mais conservadores. Cicero, que também é dono do bar Samba, na Vila Madalena, diz que teme a recepção, mas garante que tudo é uma grande brincadeira. "Minha intenção é homenagear as crenças, os santos e todo esse sincretismo bonito que temos em nosso país. O bar, assim como os templos, é um lugar de celebração."

A casa terá shows de samba, que serão apresentados numa espécie de púlpito.

SERVIÇO:

Bar Templo. R. Guaimbé, 322, Mooca, região leste, tel. 0/xx/11/2601-1441. A partir de 13/6.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página