Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
18/06/2011 - 17h00

Consulado Mineiro reúne boemia e fartura

Publicidade

FERNANDO DE BARROS E SILVA
COLUNISTA DA FOLHA

Há dois Consulados Mineiros na cidade de São Paulo, o da praça Benedito Calixto e o da rua Cônego Eugênio Leite, ambos em Pinheiros. O da Benedito, mais antigo, é também o mais concorrido. Está integrado à paisagem, como referência do complexo de cultura, gastronomia e comércio que se formou na região, sobretudo nos fins de semana.

O restaurante foi considerado o melhor restaurante de cozinha brasileira, ao lado do Bolinha, segundo pesquisa Datafolha, em O Melhor de sãopaulo.

Acesse a página especial de O Melhor de sãopaulo
Veja a galeria de fotos do Consulado Mineiro
Bolinha serve feijoada clássica diariamente
Tordesilhas leva melhor comida brasileira na opinião do júri

Além de restaurante típico de uma das melhores cozinhas regionais --se não a grande cozinha regional do país--, o Consulado se tornou um espaço de convívio boêmio à luz do dia. A extensa coleção de cachaças mineiras reforça essa vocação, que transpira aquela atmosfera nacional-popular típica da MPB dos anos 1970. Frequentado por todo tipo de cliente, tem uma freguesia cativa com inclinações de esquerda e um pezinho saudoso na contracultura.

Vídeo

imagens: Caetano Tola Biasi e Inara Chayamiti / edição: Caetano Tola Biasi

Come-se bem no Consulado. Da vaca atolada (costela de boi, mandioca, tomate, cheiro-verde, cebola, couve, feijão e arroz) ao mexidão (arroz com carne de sol, lombo, feijão, couve, ovo, torresmo, banana à milanesa) -todos os pratos servem duas pessoas. Quatro mocinhas podem dividir um pedido numa boa.

Os preços são bem razoáveis, e o ambiente, reproduzindo casarões de fazenda, é descontraído, mas não é para quem gosta de intimismos. É preciso ter paciência para esperar e tolerar ruídos para então poder curtir as delícias do torresminho e outros pecados mineiros.

Numa visita recente que fiz à unidade da Cônego, o mexidão chegou à mesa menos quente do que deveria e o serviço pareceu mais atencioso do que eficiente. Mas nada que tirasse o encanto do lugar e a graça da comida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página