Publicidade
Publicidade
Publicidade

principal

  1. Antes restritas ao cinema, comidas e bebidas invadem as salas de teatro em SP

    Foi-se o tempo em que era preciso aguentar a fome no teatro. Antes rígidas quanto à entrada de alimentos e bebidas, algumas salas relaxaram as regras para agradar o público.

  2. Há séculos é comum o público comer durante apresentações de teatro

    No popular e tradicionalíssimo teatro Kabuki-za, em Tóquio, dá para fazer refeições inteiras durante a apresentação, levando comida e bebida de casa ou comprando lá mesmo. O costume vem do teatro ao ar livre no período Edo, séculos 17 a 19.

  3. Christiane Jatahy encena sua versão da 'Odisseia' no Sesc Consolação

    Depois de temporadas na França e em Portugal, a atriz e diretora carioca Christiane Jatahy traz a São Paulo sua versão da ?Odisseia?, épico grego de Homero. ?Ítaca - Nossa Odisseia? estreia na quinta (26), no Sesc Consolação. Jatahy, que se tornou em 2017 a primeira brasileira a dirigir uma peça no tradicional teatro parisiense Comédie-Française, onde encenou ?A Regra do Jogo?, segue no espetáculo uma tendência marcante em sua obra de aproximar textos clássicos da realidade brasileira. A  Ítaca para a qual Ulisses deseja retornar no espetáculo é o Brasil dos dias de hoje. A briga voraz pela mão de Penélope, mulher do herói, é a disputa pelo cargo presidencial. O elenco, formado por atores que falam português e francês, se alterna entre depoimentos reais e ficcionais, e a dramaturgia é costurada por referências à crise migratória na Europa.  A diretora planeja uma segunda parte de ?Ítaca?, ainda mais apoiada em narrativa documental. O espetáculo deve estrear em São Paulo no ano que vem.

  4. Festival Dança à Deriva reúne coletivos latino-americanos

    Companhias independentes da Colômbia, do Chile, do Paraguai, do México e do Brasil ocupam o Centro de Referência da Dança e a Oficina Cultural Oswald de Andrade com espetáculos gratuitos. Com o objetivo de divulgar o trabalho de grupos da região, a 6ª edição do Dança à Deriva - Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea começa na segunda (23) e vai até 31/7. Além de apresentar 20 espetáculos, os artistas participam de atividades como oficinas, palestras e mostras de videoarte. Na noite de abertura, às 19h30, o grupo Katharsis Teatro (SP) apresenta o solo ?Mulher sem Fim?, que aborda o universo feminino. Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo - Vd. do Chá, s/ nº, Centro, tel. 3214-3249. Seg.: 19h. Ter.: 17h e 20h. Qua. e qui.: 19h e 20h. Até 26/7. Oficina Cultural Oswald de Andrade - R. Três Rios, 363, Bom Retiro, região central, tel. 3222-9574. Até 31/7. GRÁTIS

  5. Mostra resgata as diversas facetas de Adoniran Barbosa, pai do samba paulista

    Pai do samba paulista, Adoniran Barbosa (1910-1982) fez sucesso com músicas de temática cotidiana, que retratavam cenas da vida paulistana e reproduziam a maneira de falar dos imigrantes italianos que haviam se instalado na metrópole no começo do século 20.  O que parte do público não sabe é que o sambista, autor de ?Saudosa Maloca? e ?Trem das Onze?, foi também ator, humorista, radialista e até artesão nas horas vagas. Essas e outras facetas do compositor ganham vida na mostra ?Trem das Onze - Uma Viagem pelo Mundo de Adoniran?, que ocupa dois andares do Farol Santander a partir de terça (24) . Fotos, documentos, vídeos e objetos do acervo pessoal da família ajudam a contar a história do artista, desde que começou a compor músicas para o conjunto paulistano Demônios da Garoa até alcançar a fama cantando os próprios sucessos.

  6. Vida de dom Paulo Evaristo Arns é tema de exposição

    Conhecido como bispo dos oprimidos, dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016) ganha mostra a partir de sábado (21), no Centro Cultural dos Correios. ?Dom Paulo Evaristo Arns: 95 Anos? percorre a trajetória do cardeal, destacando sua atuação social e a luta contra a tortura praticada durante a ditadura.  Com foco no público jovem, a exposição é interativa. Na sessão ?Lembrar É Resistir?, por exemplo, o público é conduzido por celas que reproduzem um centro de tortura. A exibição aborda questões que permanecem atuais tendo como fio condutor a figura de dom Paulo.?

  7. Cultura japonesa é mote de megaevento

    Considerado o maior evento dedicado à cultura japonesa no mundo, o Festival do Japão chega à 21ª edição neste fim de semana, no São Paulo Expo. No ano passado, a festa, que celebra as tradições do país asiático, com apresentações de dança, música e artes japonesas, recebeu cerca de 182 mil visitantes.   Neste ano, o destaque é a visita da princesa Mako. A neta mais velha do imperador Akihito vai conhecer o festival no sábado (21).

  8. Exposição infantil mostra estrutura de célula em tamanho gigante

    A nova atração do museu Catavento é uma espécie de célula gigante, de 20m², onde crianças e adultos podem entrar para aprender sobre o funcionamento dessa estrutura microscópica.

  9. Anitta, Claudia Leitte e Kevinho participam do festival Maior Baile do Mundo

    Artistas pop brasileiros, dos mais variados gêneros musicais, estão escalados para se apresentar no festival Maior Baile do Mundo, no Sambódromo, no domingo (22). 

  10. Tonico Pereira celebra 50 anos de carreira em 'O Julgamento de Sócrates'

    Ao longo de cinco décadas de carreira, Tonico Pereira atuou em inúmeros filmes, novelas e espetáculos teatrais, mas nunca encenou um monólogo.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade
Publicidade
Publicidade