Estrada livre para os carros de Chevrolet, Honda e Toyota. As marcas repetem o resultado do ano passado e são as mais citadas no quesito melhor carro para viajar. A novidade de 2017 é a Hyundai, que também se destacou na pesquisa.
Não por acaso, todas estão no topo de vendas em segmentos relevantes no mercado nacional. A Chevrolet produz o Onix, compacto mais vendido do Brasil e líder no ranking geral de emplacamentos, seguido de perto pelo Hyundai HB20. Na Toyota, o Corolla mantém-se a alguns anos como o sedã médio mais desejado do país, com boa distância dos concorrentes.
A Honda apostou nos utilitários esportivos, e o HR-V permanece como o mais comercializado em um segmento que continua em expansão. A sintonia fina com o desejo do público —que cada vez mais se interessa por jipinhos— e o apelo viajante desse tipo de veículo fez a marca estar no topo da pesquisa neste ano, com 9% das citações no levantamento do Datafolha. A Chevrolet obteve 8%, Toyota e Hyundai, 7%, todos empatados tecnicamente.
"Investimos muito no desenvolvimento de automóveis que tragam conforto, versatilidade, segurança e alta eficiência energética, e esses pontos têm se refletido na visão dos nossos clientes", diz Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda Automóveis.
A Chevrolet conquistou seu espaço por conseguir renovar seus produtos em meio à crise no setor automotivo. A maior parte dos veículos expostos hoje nas concessionárias da marca foi apresentada nos seguidos anos de queda nas vendas, entre 2014 e 2016.
O bom número de novidades fez a empresa aumentar sua participação de mercado. Hoje, detém 17,5% dos emplacamentos no país, sendo a líder no ranking das fabricantes.
O passo a ser dado agora segue a tendência do mercado. De acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors no Brasil, 2017 é o ano dos veículos utilitários para a Chevrolet. A empresa apresentou recentemente novas versões da picape S10 e do SUV Trailblazer, que receberam melhorias na motorização a diesel, com redução de vibrações e maior autonomia.
*
RENOVAÇÃO
No fim deste ano, estreia o Equinox, modelo de luxo que substituirá o Captiva.
Na Toyota, os investimentos em jipinhos e jipões incluem a atualização do modelo médio RAV4 —lançada no país em março passado— e miram o futuro, com o utilitário compacto C-HR. O novo SUV de origem japonesa deve chegar ao Brasil no ano que vem, como importado.
"Um dos principais objetivos é oferecer a melhor experiência de compra e posse de um veículo, ouvimos cada vez mais os consumidores para promover melhorias que atendam às suas necessidades", afirma Ricardo Bastos, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil.
A Hyundai oferece a maior linha de SUVs do mercado, que vão desde o compacto nacional Creta até o luxuoso Santa Fé.
"Tenho certeza que o amplo espaço interno dos nossos veículos, assim como o nível de conforto, qualidade e performance são fatores decisivos que influenciam os clientes na hora da compra, e todos esses pontos são essenciais para uma viagem agradável", diz Marcello Braga, diretor de marketing da Hyundai Caoa.
"A percepção do consumidor de que nossa marca é referência em SUVs é, seguramente, um dos motivos para nosso posicionamento entre as preferidas para quem gosta de viajar de carro", completa Angel Martinez, diretor-executivo de vendas, marketing e pós-venda da Hyundai Motor Brasil.