Análise

Datafolha ouve paulistanos que viajam sobre melhores destinos e serviços

Mudanças pouco expressivas nos resultados da edição de 2017 do Melhor de São Paulo Turismo, reforçam o diagnóstico de que há ainda espaço importante a ser explorado por marcas do setor no imaginário do consumidor. A taxa média de entrevistados que não conseguem apontar os melhores players em 50 categorias ultrapassa 30%, um escore elevado considerando-se as características de perfil do universo —paulistanos das classes A/B que viajaram nos últimos 12 meses.

Em alguns itens, a dificuldade em responder ultrapassa o patamar de 70%. São os casos de seguro viagem, casa de câmbio, roaming internacional e empresas de intercâmbio. Também apresentam altos índices de desconhecimento categorias como cruzeiro marítimo, rede de hotéis no exterior e hotéis-fazenda.

Em algumas categorias contudo, a combinação de relevância e comunicação adequada gerou retenção. É uma tendência que se observa especialmente em relação aos aplicativos digitais. As taxas de desconhecimento dos aplicativos de viagem e de busca de hotéis, por exemplo, caíram, no último ano, 11 e sete pontos percentuais, respectivamente. As marcas líderes desses mercados cresceram seis pontos percentuais cada, no mesmo espaço de tempo.

Uma hipótese de explicação para os baixos índices de lembrança de alguns serviços relacionados a viagens ao exterior pode encontrar-se na queda do número de paulistanos que foram para outros países nos últimos 12 meses. No levantamento de 2016, 46% dos entrevistados revelavam a experiência no período correspondente. Agora, são apenas 32%.

Sobre os destinos, dentre as categorias que possibilitam comparação com estudo anterior, as variações, na grande maioria dos casos, ficaram dentro da margem de erro. A cidade do Rio de Janeiro ocupa posição de destaque como polo nacional e lidera em pelo menos quatro itens —destino de Carnaval, Réveillon, para solteiros e melhor cidade no Brasil. Quando a pergunta se refere ao melhor Estado do país para se viajar, menções à Bahia cresceram mais do que lembranças do Rio. No exterior, Estados Unidos tem maior apelo junto aos paulistanos.

Interessante será acompanhar a evolução dessas respostas nas próximas tomadas do "Viaja sãopaulo", quando efeitos da crise nos Estados brasileiros e das novas restrições norte-americanas às viagens ao país, já terão sido absorvidas de maneira mais expressiva pelos consumidores do setor.

*

A PESQUISA

1.646 moradores da capital paulista, das classes A e B, que viajaram nos últimos 12 meses para outros Estados e para fora do Brasil, o Datafolha entrevistou entre 16 e 26 de junho deste ano.

3 pontos percentuais, para mais ou para menos, é a margem de erro, considerando um nível de confiança de 95% (ou seja, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95% os resultados estariam dentro da margem prevista).

Desempate
Houve a utilização de um teste estatístico que considera a margem de erro de cada percentual em relação à mostra

*

Editoria de Arte
Perfil da pesquisa Datafolha da revista Viaja sãopaulo de 27.ago.2017
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade