Análise

Datafolha ouve paulistanos que viajam sobre melhores destinos e serviços

Mudanças pouco expressivas nos resultados da edição de 2017 do Melhor de São Paulo Turismo, reforçam o diagnóstico de que há ainda espaço importante a ser explorado por marcas do setor no imaginário do consumidor. A taxa média de entrevistados que não conseguem apontar os melhores players em 50 categorias ultrapassa 30%, um escore elevado considerando-se as características de perfil do universo —paulistanos das classes A/B que viajaram nos últimos 12 meses.

Em alguns itens, a dificuldade em responder ultrapassa o patamar de 70%. São os casos de seguro viagem, casa de câmbio, roaming internacional e empresas de intercâmbio. Também apresentam altos índices de desconhecimento categorias como cruzeiro marítimo, rede de hotéis no exterior e hotéis-fazenda.

Em algumas categorias contudo, a combinação de relevância e comunicação adequada gerou retenção. É uma tendência que se observa especialmente em relação aos aplicativos digitais. As taxas de desconhecimento dos aplicativos de viagem e de busca de hotéis, por exemplo, caíram, no último ano, 11 e sete pontos percentuais, respectivamente. As marcas líderes desses mercados cresceram seis pontos percentuais cada, no mesmo espaço de tempo.

Uma hipótese de explicação para os baixos índices de lembrança de alguns serviços relacionados a viagens ao exterior pode encontrar-se na queda do número de paulistanos que foram para outros países nos últimos 12 meses. No levantamento de 2016, 46% dos entrevistados revelavam a experiência no período correspondente. Agora, são apenas 32%.

Sobre os destinos, dentre as categorias que possibilitam comparação com estudo anterior, as variações, na grande maioria dos casos, ficaram dentro da margem de erro. A cidade do Rio de Janeiro ocupa posição de destaque como polo nacional e lidera em pelo menos quatro itens —destino de Carnaval, Réveillon, para solteiros e melhor cidade no Brasil. Quando a pergunta se refere ao melhor Estado do país para se viajar, menções à Bahia cresceram mais do que lembranças do Rio. No exterior, Estados Unidos tem maior apelo junto aos paulistanos.

Interessante será acompanhar a evolução dessas respostas nas próximas tomadas do "Viaja sãopaulo", quando efeitos da crise nos Estados brasileiros e das novas restrições norte-americanas às viagens ao país, já terão sido absorvidas de maneira mais expressiva pelos consumidores do setor.

*

A PESQUISA

1.646 moradores da capital paulista, das classes A e B, que viajaram nos últimos 12 meses para outros Estados e para fora do Brasil, o Datafolha entrevistou entre 16 e 26 de junho deste ano.

3 pontos percentuais, para mais ou para menos, é a margem de erro, considerando um nível de confiança de 95% (ou seja, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95% os resultados estariam dentro da margem prevista).

Desempate
Houve a utilização de um teste estatístico que considera a margem de erro de cada percentual em relação à mostra

*

Editoria de Arte
Perfil da pesquisa Datafolha da revista Viaja sãopaulo de 27.ago.2017
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 08/06/2018
    1. No Dia do Oceano, conheça três praias com belas águas no Brasil

      Todo dia 8 de junho é Dia Mundial do Oceano. Para inspirar mergulhos e homenagear os mares, selecionamos três praias de águas belas no país.

  2. 27/01/2018
    1. Tambor de crioula dita o ritmo carnavalesco de São Luís, no Maranhão

      São Luís é pura surpresa. Fora do circuito mais visitado do litoral nordestino, sem muita publicidade, cada imagem surge fresca diante dos olhos. E fica quase impossível passear pelo centro histórico sem pensar: "como eu não sabia que isso existia?".

    2. Belo Horizonte é destino recente de Carnaval, mas nem por isso menos cobiçado

      Até pouco tempo atrás, a capital mineira costumava ficar vazia no Carnaval. Mas, assim como ocorreu com São Paulo, o ressurgimento dos blocos de rua fez com que Belo Horizonte passasse a ocupar posição de destaque entre os principais destinos de foliões.

    3. Araras são 'despertadores' no Pantanal, uma das regiões mais selvagens do mundo

      Ainda não são 6h da manhã, e você desperta com uma orquestra de cantos dos mais variados pássaros. Ainda sonolento, tenta conferir se de fato o dia nasceu. Abre lentamente a cortina da janela e, para sua surpresa, os raios solares estão apenas começando a vir à tona. A menos de cinco passos dali, um jacaré assiste incólume ao espetáculo.

    4. Tradição do frevo e do maracatu grita alto nas ruas e ladeiras de Recife e Olinda

      É só no meio da rua, pertinho da orquestra, sem pulseirinhas VIP e bem longe dos ambientes refrigerados, que se entende o frevo, o maracatu e a essência da folia no Recife e em Olinda. A programação oficial da festa é um exercício angustiante -é interminável a lista de atrações e horários. Tem festa para quem gosta da tradição do Homem da Meia-Noite, os que preferem a muvuca do Galo da Madrugada, o frevo do Escuta Levino ou os caboclos de lança do maracatu rural da Zona da Mata. Pensando nisso, confira um guia para encontrar o "seu bloco" no meio da folia.

    5. Cenográfica, Rio-Santos percorre praias, mata atlântica, cachoeiras e cidades históricas

      À medida que o carro avança, árvores tentam engolir o asfalto e criam um túnel verde que faz lembrar estradinhas perdidas no tempo. O mar azul dá o toque final. Mas logo uma placa no acostamento quebra o cenário de contos de fadas: ali, vende-se peixe frito com pimenta e farofa.

    6. Entre Porto Seguro e Trancoso, Arraial d'Ajuda é um convite para relaxar em meio à folia

      Em questão de segundos, a corrente de ar quente nordestina abraça os passageiros que acabaram de descer do avião no aeroporto de Porto Seguro.

    7. Revista sãopaulo elege as dez melhores fotos de viagens dos leitores

      Para compor o especial Viaja sãopaulo, a revista sãopaulo convidou os leitores para publicar fotos com a hashtag #viajasaopaulo em suas redes sociais. Veja as melhores imagens eleitas pela revista de lugares como a Califórnia, nos EUA, Chapada Diamantina, na Bahia, e Dellol, na Etiópia, entre outros.

    8. Roteiro de A a Z sobre Manaus destaca sabores, atrações e lendas da cidade amazônica

      Do rio Amazonas à zona franca, viaje de A a Z por sabores, atrações e lendas da cidade amazônica.

    9. Ao lado do Recife, Cabo de Santo Agostinho conta com praias de água turquesa

      Indecisos têm um prato cheio em Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul pernambucano. O pequeno município, situado a meia hora do centro de Recife, acolhe com ternura turistas sem roteiro predefinido, que não sabem bem se preferem aproveitar a praia, fazer roteiros históricos ou apenas relaxar em um resort com spa e atração para as crianças.

  1. 1
  2. 2
Publicidade