Folia na Bahia começa uma semana antes do Carnaval

Planejou desembarcar em Salvador na sexta-feira de Carnaval? Se possível, pense bem e compre a passagem para uma semana antes. Ao desembarcar em 2 de fevereiro, é possível saudar Iemanjá. Sinta a brisa do mar do rio Vermelho e deposite flores para a orixá das águas salgadas. Acompanhe uma das bandas de sopro e percussão que percorrerão as ruas do bairro. Festas de largo e Carnaval se misturam desde que Bahia é Bahia.

No dia seguinte, o agito está na Ondina. Lá estarão as bandas e grupos folclóricos que desfilarão no Fuzuê, primeiro dia de pré-Carnaval. É quando as tradições do recôncavo baiano invadem o circuito oficial da festa.

É possível encantar as crianças com os bonecões do Mamulengo da Bahia ou aterrorizá-las com as Caretas do Acupe, homens vestidos com assustadoras máscaras de papel machê. Pode-se assistir aos marinheiros da Chegança dos Marujos, as enxadas da Zambiapunga e ouvir um tradicional samba de roda na Barquinha de Bom Jesus dos Pobres.

No domingo tem Furdunço, espaço onde os primórdios dos trios elétricos se manifestam. No lugar dos grandes caminhões, minitrios, caminhonetes e artistas desfilando o mais próximo possível do folião.

Quer clima de Carnaval dos anos 1970? Siga a fobica de Armandinho, Dodô e Osmar. Prefere as músicas dos anos 1990? O pranchão do Alavontê é uma boa pedida. Se quer o que há de mais atual na música da Bahia, embarque no Navio Pirata e percorra a avenida cercado por uma multidão e embalado pelos beats da BaianaSystem.

Segunda-feira, dê um respiro. Descanse. Você precisará de muita energia na terça, quando o primeiro trio elétrico, dos grandes, entrará na avenida sob comando do pagode de Leo Santana. Ele vai de Ondina à Barra, onde, em cima de uma torre, o DJ Alok comandará uma festa eletrônica.

Já é quarta-feira e a Barra será invadida por blocos acompanhados por bandas de sopro -um dos espaços mais criativos e espontâneos da folia baiana. Gravata Doida, Habeas Copus, Xupisco, Barca Tricolor, cada bloquinho é uma história e uma turma diferente. Nem pense antes de ir.

Chegou a quinta-feira. Se no resto do país o Carnaval só começa no sábado, em Salvador a abertura oficial é dois dias antes. Claudia Leitte despontará com seu trio na avenida, de graça, acompanhada do rapper norte-americano Pitbull.

Depois, mais Furdunço para ouvir reggae, rock, marchinhas e ijexá. No Campo Grande, uma overdose de samba.

Na sexta-feira, começa o Carnaval no Pelourinho. Cinco orquestras embalam um grande baile com confete e serpentina. Em cada praça, em cada esquina, uma banda, um bloquinho que não deixa a festa parar.

O sábado traz o Carnaval no calendário oficial e o folião já terá curtido sete dias de festa. E o principal: afora o dinheiro da cerveja e do acarajé, não terá gasto um real para desfilar pelas ruas da capital.

Se quiser, pode até ir embora. Fugir para a praia mais próxima e aproveitar as águas mornas do litoral baiano. Mas é difícil resistir ao desfile do Ilê, aos agogôs dos Filhos de Gandhy, à irreverência das Muquiranas e à tradição do Olodum.

E dá-lhe domingo, segunda, terça, quarta-feira de Cinzas. E chegamos ao ponto final sem falar de corda, camarote e axé. E sem lembrar que, grávida, Ivete Sangalo estará vendo tudo da tevê.

*

QUEM LEVA

Azul Viagens
Tel. 4003-1181
A partir de R$ 1.910
Inclui aéreo (saindo de Viracopos-Campinas no dia 2/2), traslados e sete noites em apartamento duplo com café da manhã.

New Age
Tel. 3138-4888
A partir de R$ 4.890
Inclui aéreo, traslados e três noites em apartamento duplo com café da manhã.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade