Araras são 'despertadores' no Pantanal, uma das regiões mais selvagens do mundo

Ainda não são 6h da manhã, e você desperta com uma orquestra de cantos dos mais variados pássaros. Ainda sonolento, tenta conferir se de fato o dia nasceu. Abre lentamente a cortina da janela e, para sua surpresa, os raios solares estão apenas começando a vir à tona. A menos de cinco passos dali, um jacaré assiste incólume ao espetáculo.

Quando de fato o dia mostra a cara, um casal de araras-azuis risca o céu em voo. As aves, que já estiveram em extinção no Brasil até 2015, ajudam a transformar o Pantanal sul-matogrossense num dos maiores santuários de riquezas naturais da Terra.

Para manter o colorido do céu com essas aves, um projeto tenta preservá-las em seu ambiente natural. Desde 1990, um grupo de sete pessoas, coordenado pela bióloga Neiva Guedes, monitora as aves, cadastra os animais e instala ninhos artificiais. Foi assim que nasceu o Arara Azul.

Em 1998, o projeto fixou-se no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (a 236 km de Campo Grande). Ali, flora e fauna pantaneiras convivem harmoniosamente com o homem.

Com a iniciativa, é possível não apenas admirar as aves nos céus, mas dá também para visitar os ninhos e conhecer os filhotes, que têm cheiro de leite de coco.

O espaço, dedicado ao ecoturismo, abriga outros projetos de conservação: o Papagaio-Verdadeiro, que pesquisa o animal para propor ações de proteção, e o Onçafari, que monitora a presença do predador pela mata, aumentando as chances de observá-lo.

REFÚGIO

No finzinho da tarde, a sinfonia de passarinhos está de volta. É como se eles se despedissem do dia, num anúncio para o que virá à noite. Em veículos adaptados, a turma do Refúgio promove a observação noturna dos bichos.

Os pássaros vistos durante o dia dão lugar a mamíferos de maior porte, como antas, tamanduás e jaguatiricas. Binóculos e lanternas se fazem necessários. As luzes lançadas pelos guias mostram também que os solitários jacarés descansam nas áreas alagadas, enquanto aguardam o raiar do sol para mais um dia, que será espetacular.

A jornalista viajou a convite da Fundação Toyota do Brasil.

*

PROJETO ARARA AZUL

Em atividade na região do Pantanal sul-matogrossense desde 1990, o Projeto Arara Azul realiza o manejo e a conservação da ave em seu ambiente natural. Para isso, uma equipe de sete pessoas coordenadas pela bióloga Neiva Guedes acompanha essa espécie na natureza, monitora e instala ninhos artificiais numa área de 400 mil hectares.

Além do trabalho de campo, o projeto promove o turismo de observação das aves e o envolvimento da comunidade em atividades de educação ambiental com crianças, peões e fazendeiros. A arara-azul saiu oficialmente da lista de animais em risco de extinção no Brasil em 2015. Na última contagem, feita em 2008, foram registradas cerca de 5.000 aves

*

QUEM LEVA

CVC VIAGENS
cvc.com.br; tel. 3003-9282
A partir de R$ 2.805
Com aéreo e quatro noites em apartamento duplo, com pensão completa aos hóspedes

VENTURAS VIAGENS
venturas.com.br; tel. 3879-9494
A partir de R$ 2.927
Inclui traslados e quatro noites em apartamento duplo com pensão completa, além de safári fotográfico, passeio de barco, pescaria esportivas e outros programas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade