Incertezas políticas e econômicas refletem na imagem dos destinos, diz diretor do Datafolha
Catarina Bessell | ||
Alguns dos resultados da pesquisa deste ano ilustram o poder de influência de mudanças dos cenários político e social no ambiente de negócios de um setor bastante sensível para a classe A/B da capital: o turismo.
Em 2017, a conclusão da análise do Datafolha lançava previsão preocupante quanto a eventuais reflexos de crises nos estados brasileiros e de políticas restritivas em outros países sobre o potencial desse mercado. Pelos dados divulgados hoje, em certo grau, essa expectativa se revela por meio de prejuízos à imagem de alguns destinos.
A condição econômica e a situação da segurança pública do Rio, por exemplo, provocam quedas significativas em diferentes categorias onde o destino liderava com folga. Apesar de ainda ser a mais lembrada, cai seis pontos percentuais como melhor cidade turística no Brasil, despenca 11 pontos quando o assunto é melhor Réveillon nacional e outros oito pontos como destino de Carnaval.
Entre os que têm renda familiar superior a 20 salários mínimos, a queda nas menções ao Rio, como destino de Réveillon e destino de Carnaval, alcançam 15 pontos percentuais. Principalmente entre os homens e entre os que têm idade de 26 a 40 anos, a cidade também não é tão lembrada quanto antes.
Outro destino apresenta oscilações negativas: citações aos EUA como melhor país para se viajar caem cinco pontos percentuais em relação ao levantamento do ano passado. Quanto ao melhor parque temático internacional, Disney cai nove pontos percentuais e na categoria "férias em família" o destino vai de 9% para 5%.
As hipóteses para os resultados vão das mudanças nas regras para solicitação de vistos para o país de Trump às incertezas econômicas e políticas no Brasil, que têm provocado variações no câmbio. Mesmo assim, entre os mais jovens, Disney continua como melhor parque temático, superando a média em 13 pontos percentuais.
Apesar das taxas de desconhecimento de marcas oscilarem para cima na grande maioria das categorias pesquisadas, são poucos os itens que ficam fora do intervalo de confiança, gerado pela margem de erro (três pontos para mais ou para menos).
Das 32 categorias que permitem evolução, em apenas duas há crescimento significativo na dificuldade de se citar as melhores marcas: aplicativo de reserva de hotéis e companhia aérea estrangeira. Em ambos os casos, as líderes são as marcas com maior queda nas menções.
Curiosamente, um dos dados que mais chama a atenção é o crescimento das citações a São Paulo, por parte dos próprios paulistanos, como o melhor destino de Carnaval no Brasil. A cidade subiu sete pontos percentuais e alcança Salvador na segunda colocação. A resposta é mais frequente entre os que moram no centro e zona oeste da capital.
PERFIL DOS ENTREVISTADOS
A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 16 e 26 de março de 2018, em toda a cidade de São Paulo.
Catarina Bessell | ||
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