Incertezas políticas e econômicas refletem na imagem dos destinos, diz diretor do Datafolha

Catarina Bessell
Descrição

Alguns dos resultados da pesquisa deste ano ilustram o poder de influência de mudanças dos cenários político e social no ambiente de negócios de um setor bastante sensível para a classe A/B da capital: o turismo.

Em 2017, a conclusão da análise do Datafolha lançava previsão preocupante quanto a eventuais reflexos de crises nos estados brasileiros e de políticas restritivas em outros países sobre o potencial desse mercado. Pelos dados divulgados hoje, em certo grau, essa expectativa se revela por meio de prejuízos à imagem de alguns destinos.

A condição econômica e a situação da segurança pública do Rio, por exemplo, provocam quedas significativas em diferentes categorias onde o destino liderava com folga. Apesar de ainda ser a mais lembrada, cai seis pontos percentuais como melhor cidade turística no Brasil, despenca 11 pontos quando o assunto é melhor Réveillon nacional e outros oito pontos como destino de Carnaval.

Entre os que têm renda familiar superior a 20 salários mínimos, a queda nas menções ao Rio, como destino de Réveillon e destino de Carnaval, alcançam 15 pontos percentuais. Principalmente entre os homens e entre os que têm idade de 26 a 40 anos, a cidade também não é tão lembrada quanto antes.

Outro destino apresenta oscilações negativas: citações aos EUA como melhor país para se viajar caem cinco pontos percentuais em relação ao levantamento do ano passado. Quanto ao melhor parque temático internacional, Disney cai nove pontos percentuais e na categoria "férias em família" o destino vai de 9% para 5%.

As hipóteses para os resultados vão das mudanças nas regras para solicitação de vistos para o país de Trump às incertezas econômicas e políticas no Brasil, que têm provocado variações no câmbio. Mesmo assim, entre os mais jovens, Disney continua como melhor parque temático, superando a média em 13 pontos percentuais.

Apesar das taxas de desconhecimento de marcas oscilarem para cima na grande maioria das categorias pesquisadas, são poucos os itens que ficam fora do intervalo de confiança, gerado pela margem de erro (três pontos para mais ou para menos).

Das 32 categorias que permitem evolução, em apenas duas há crescimento significativo na dificuldade de se citar as melhores marcas: aplicativo de reserva de hotéis e companhia aérea estrangeira. Em ambos os casos, as líderes são as marcas com maior queda nas menções.

Curiosamente, um dos dados que mais chama a atenção é o crescimento das citações a São Paulo, por parte dos próprios paulistanos, como o melhor destino de Carnaval no Brasil. A cidade subiu sete pontos percentuais e alcança Salvador na segunda colocação. A resposta é mais frequente entre os que moram no centro e zona oeste da capital.

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 16 e 26 de março de 2018, em toda a cidade de São Paulo.

Catarina Bessell
Descrição
Catarina Bessell
Descrição
Catarina Bessell
Descrição
Catarina Bessell
Descrição
Catarina Bessell
Descrição

*

LEIA TAMBÉM:

Chile surpreende turistas com aventura, boa comida e natureza de tirar o fôlego
Destino dos sonhos dos paulistanos, Itália guarda vilarejos com milhares de anos e de histórias para contar
Bahia encanta paulistanos com variedade de paisagens e é estado preferido para viagens
Cidade histórica mais visitada do Brasil, Ouro Preto é a preferida dos paulistanos
Epicentro dos negócios no país, São Paulo é a mais lembrada quando o assunto é trabalho

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 25/05/2019
    1. ANÁLISE: Marcas e destinos despontam e podem virar referência em turismo

      A pesquisa Datafolha sobre o melhor do turismo na opinião dos paulistanos mostra que, apesar de algumas marcas e destinos terem crescido no imaginário dos consumidores do setor no último ano, há ainda espaço expressivo a ser conquistado por players desse mercado.

    2. Favorito como site de locação para temporada, Airbnb estreia projeto com refugiados em junho na capital paulista

      Turismo também é praia de paulistano, ainda que a selva de pedra não esteja no litoral. E quando o assunto é site de locação para temporada, a megalópole está para peixe.

    3. Gol vence como melhor site de companhia aérea e programa de milhagem, aponta Datafolha

      Levantamentos sobre as necessidades dos clientes orientaram mudanças do site da Gol, segundo a assessoria da companhia aérea.

    4. Vivo e Claro são favoritas em roaming internacional, segundo pesquisa; empresas apostam em pluralidade de pacotes

      Bola dividida nas ligações do exterior: Claro e Vivo estão empatadas na pesquisa Datafolha. Nos anos anteriores, a Vivo liderava sozinha.

    5. Em categoria de estreia, porto de Santos é favorito entre os paulistanos entrevistados pelo Datafolha

      Até então inédita na pesquisa do especial Viaja sãopaulo, a categoria porto deu Santos na cabeça.

    6. Localizados em todas as regiões do país, cinco resorts dividem liderança como o melhor no Brasil

      Difícil escolher o melhor resort no Brasil. Como já ocorreu no ano passado, a pesquisa Datafolha empate em cinco deles.

    7. Porto Seguro, melhor seguro-viagem segundo entrevistados, tem público jovem como o mais interessado no serviço

      Viagem pode ser sinônimo de descanso. Até que um acidente, uma mala extraviada ou uma gripe inesperada torne o percurso uma grande dor de cabeça.

    8. Samsonite, líder na categoria, tem números crescentes em pesquisa Datafolha desde que chegou ao pódio

      A tecnologia que deixa seus produtos mais leves, seguros e, por que não, bonitos, é uma obsessão que a Samsonite não faz questão de esconder.

    9. Localiza, presente em seis países, é favorita dos paulistanos entre as locadoras de carro, aponta Datafolha

      A líder do setor de locação de veículos começou com uma frota de seis Fuscas comprados a prazo na cidade de Belo Horizonte, em 1973. Hoje, é a mais lembrada em seu nicho.

    10. Mazzaropi e Vale do Sol, eleitos os melhores hotéis fazenda, são redutos para adultos e crianças

      Para os paulistanos entrevistados em pesquisa Datafolha, hotel fazenda tem dois sinônimos: Mazzaropi e Vale do Sol. Nos últimos anos, são estes dois refúgios a cerca de 140 km da capital cada os vencedores na categoria.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade