Conheça os convidados do 2º Seminário Mobilidade Urbana

DE SÃO PAULO

A Folha realiza no dia 22 de janeiro (segunda-feira) o 2º Seminário Mobilidade Urbana, que promoverá debates sobre estradas, metrô, ciclovias e sustentabilidade no contexto das grandes cidades brasileiras.

Um dos principais temas discutidos será o novo modelo de licitação de ônibus em São Paulo, que reduz a quantidade de veículos à disposição do usuário, com a promessa de que o tempo de viagem será encurtado. A alteração, que implica mudança na lógica da mobilidade na maior cidade da América Latina, desenhará o transporte de ônibus nos próximos 20 anos.

O seminário acontece a partir das 8h30 no teatro Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo, ao lado da estação Sumaré, da linha verde do metrô.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site Folha Eventos.

Confira abaixo a lista de convidados.

Crédito: Divulgação Bruno Batista

Bruno Batista

Diretor-executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), onde também foi coordenador de desenvolvimento do transporte durante quatro anos. É formado em engenharia civil e direito, mestre em transportes pela Universidade de Brasília e tem MBA executivo em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral.


Crédito: Divulgação Carlos Aranha

Carlos Aranha

Associado da Cidadeapé - Associação Pela Mobilidade a Pé em São Paulo e coordenador do grupo de trabalho de mobilidade urbana na Rede Nossa São Paulo. Jornalista especializado em sociopsicologia, é membro do CMPU (Conselho Municipal de Política Urbana) e do Comitê Intersecretarial de Monitoramento e Avaliação da Implementação do Plano Diretor Estratégico de São Paulo.


Crédito: Divulgação César Borges

César Borges

Presidente-executivo da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias). Foi governador (1999-2002) e senador (2003-2011) pelo Estado da Bahia, vice-presidente de governo do Banco do Brasil (2012-2013) e ministro dos Transportes (2013-2014) do governo Dilma. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia.


Crédito: Divulgação Francisco Christovam

Francisco Christovam

Presidente do SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) e vice-presidente da Fetpesp (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo). Mestre em engenharia pela Villanova University, foi diretor-presidente da SPTrans, diretor de assuntos corporativos da EMTU-SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e diretor de gestão corporativa da SPObras.


Crédito: Divulgação Gabriel Tenenbaum

Gabriel Tenenbaum

Coordenador no programa de Transporte Público e Desenvolvimento Urbano do ITDP (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento). Mestre em engenharia de transporte, com ênfase em transporte público, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordena atividades de avaliação e apoio a corredores de BRT em oito cidades e regiões metropolitanas brasileiras.


Crédito: Divulgação Giovanni Pengue Filho

Giovanni Pengue Filho

Diretor-geral da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), responsável pela fiscalização e regulação do Programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo e pelo Transporte Intermunicipal de Passageiros, além do desenvolvimento e realização de projetos para novas concessões e aplicação de novas políticas públicas de transporte.


Crédito: Divulgação Harald Peter

Harald Peter Zwetkoff

Presidente da ViaQuatro, concessionária responsável pela linha-4 Amarela do metrô de São Paulo. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, foi presidente de 2009 a 2013 da Controlar, concessionária para implantação e operação do programa de inspeção de emissões veiculares na cidade de São Paulo, e de 2013 a 2014 da CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.


Crédito: Divulgação Luiza Andrada

Luiza de Andrada e Silva

Diretora-executiva do Instituto Cidade em Movimento Brasil, instituição dedicada à pesquisa e ação em mobilidade urbana. Formada em pedagogia pela USP, é educadora e jornalista.


Crédito: Divulgação Paulo Menezes

Paulo Menezes Figueiredo

Presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Graduado em administração de empresas pela FMU e em direito pela UNIP, também já foi diretor financeiro e atuou na área de comunicação do Metrô. Em 2014, ficou à frente da secretaria executiva do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado de São Paulo.


Crédito: Divulgação Sergio Avelleda

Sergio Avelleda

Secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Formado em direito, com MBA executivo em gestão pelo Insper, foi presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) (2007-2010) e do Metrô (2011-2012).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.