Conheça os convidados do 2º Encontro Folha de Jornalismo

Evento reúne, em três dias de debate, mais de 30 convidados

São Paulo

A Folha realiza nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro o 2º Encontro Folha de Jornalismo, em comemoração do 97º aniversário do jornal e do lançamento do novo Manual da Redação.

O evento, que reunirá alguns dos principais nomes da imprensa brasileira e convidados internacionais, debaterá as perspectivas e os desafios do jornalismo para os próximos anos.

Ao longo de duas manhãs, a programação trará palestras, debates e talk-shows que se debruçarão sobre temas como fake news, relação entre jornalista e fonte, representatividade LGBT na mídia, liberdade e neutralidade em redes sociais e cobertura política.

Um debate sobre o novo "Manual da Redação", marcado para o dia 21, vai encerrar o 2º Encontro Folha de Jornalismo. O livro, produzido por uma comissão ao longo de 25 meses, é a quinta versão do Manual desde 1984.

O encontro acontece no teatro Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500), em São Paulo, ao lado da estação Sumaré, da linha verde do metrô.

A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas no site Folha Eventos.

Confira abaixo a lista de convidados.


Alon Feuerwerker

É jornalista e analista político da FSB  Comunicação. Publica análises de conjuntura no blog  alon.jor.br e escreve para o site de notícias Poder360 semanalmente. Já assessorou políticos de partidos como PT, PSDB, PC do B e PSB. Em sua passagem pela Folha, entre 1986 a 1993, trabalhou como editor de Economia, Opinião e de Esportes, além de atuar como repórter especial e secretário de redação.


André Petry

É diretor de Redação da revista "Veja". Trabalha há mais de duas décadas na editora Abril. Foi chefe da sucursal de Brasília da "Veja", editor de política e correspondente da revista em Nova York.


Antonio Caño

É, desde 2015, diretor do "El País". Após breve passagem pela agência EFE, o espanhol Antonio Caño foi para o do diário espanhol em 1982, onde trabalhou como correspondente no México e em Washington. É formado em jornalismo pela Universidade Complutense de Madri.


Carlos Eduardo Lins e Silva

Jornalista e professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, é mestre em Comunicação pela Michigan State University, doutor e livre-docente em Comunicação pela Escola de Comunicações a Artes da USP. Pela Folha, foi diretor-adjunto, correspondente em Washington e ombudsman de 2008 a 2010.


Carlos Maranhão

É jornalista e escritor. Fez praticamente toda a sua carreira na Editora Abril, onde trabalhou como repórter, editor e diretor de redação nas revistas "Placar", "Playboy" e "Veja São Paulo". É autor, entre outros livros, das biografias do publisher Roberto Civita ("O dono da banca") e do escritor Marcos Rey ("Maldição e glória"), ambas pela Companhia das Letras. Prepara-se para cobrir, na Rússia, sua décima Copa do Mundo.


Chico Felitti

É repórter do UOL. Na Folha, em dez anos, já atuou como repórter, colunista e editor. Colabora para a "piauí", "Buzzfeed" e para a revista "Joyce Pascowitch". Escreve roteiros para a TV. 


Ciro Gomes 

É pré-candidato à Presidência pelo PDT. Em 37 anos de vida pública, fez carreira política como deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e deputado federal (. Também foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo Lula. É autor dos livros "No país dos conflitos" (Revan) e "Um desafio chamado Brasil" (Civilização Brasileira).


Cleusa Turra 

É jornalista e diretora responsável pelo Estúdio Folha, área de conteúdos patrocinados do jornal. Está no Grupo Folha desde 1988, onde assumiu diferentes cargos na Redação. Nos últimos anos, dirigiu as revistas 'saopaulo', 'Serafina' e o 'Guia Folha'.


Daniel Conti

É diretor-geral do grupo de mídia VICE Brasil. É também membro da Alumini ESPM e diretor de comunicação e conteúdo na Yunus Negócios Sociais Brasil, organização que promove e gerencia ações criativas de impacto social. Já trabalhou com planejamento e estratégia na TV Globo e com projetos customizados para marcas nos canais Cartoon, TNT e CNN. Foi diretor executivo do canal Fashion TV.


Eugênio Bucci

É jornalista, professor titular da Escola de Comunicações a Artes da USP, membro do conselho do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e articulista do jornal "O Estado de S. Paulo". É autor de "A forma bruta dos protestos" (Companhia das Letras).


Fernando de Barros e Silva

É diretor de Redação da revista "piauí" desde janeiro 2012 e autor de Chico Buarque (2004), da PubliFolha. Foi editor de política e colunista da Folha.


Gilmar Mendes 

É ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). É professor de direito constitucional nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Foi Presidente do Superior Tribunal Eleitoral de maio de 2016 a fevereiro de 2018.


Graciliano Rocha 

É editor do BuzzFeed News no Brasil. Foi repórter da Folha entre 2008 e 2016. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


Joel Pinheiro da Fonseca

Colunista da Folha, é economista formado pelo Insper e mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). É palestrante ativo do movimento liberal brasileiro. 


Leonardo Stamillo

É diretor editorial do Twitter para a América Latina. Na empresa desde janeiro de 2014, ocupou o cargo de diretor de jornalismo e política do Twitter Brasil. Foi gerente de jornalismo da Rádio CBN em São Paulo, onde atuou como coordenador de esportes, chefe de reportagem e repórter. Trabalhou também como repórter da TV Globo e do SporTV.


Luís Francisco Carvalho Filho 

Colunista da Folha, é advogado criminal. Foi presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos. É autor de "O que é pena de morte" (Editora Brasiliense), "Nada mais foi dito nem perguntado" (Editora 34) e "A prisão" (Editora Publifolha). É coautor do roteiro do filme "Crime Delicado" (2005), de Beto Brant.


Manoel Fernandes 

É sócio da Bites, empresa de análise de dados que atua em prevenção e estratégia no ambiente digital. É integrante do núcleo de redes Sociais da Escola de Economia e Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e conselheiro do Instituto de Relações Governamentais. Passou pelas redações da "Veja", "Forbes Brasil" e "Istoé Dinheiro". Foi diretor de redação da "Revista Nacional de Telecomunicações". 


Marcos Augusto Gonçalves

É colunista da Folha, onde já exerceu o cargo de editor de Opinião e foi também editor da 'Ilustríssima'. É autor de "Pós Tudo - 50 Anos de Cultura na Ilustrada" e de "1922 - A semana que Não Terminou".


Maria Cristina Fernandes 

É repórter especial do "Valor Econômico", onde foi editora de política por 15 anos. Integrou a equipe que fundou a revista "Época". Foi editora de Política da "Gazeta Mercantil", subeditora da revista "Veja" e repórter do "Jornal do Comércio". É mestre em política comparada pela Universidade de Paris I e em política latino-americana pela Universidade de Londres.


Maria Cristina Frias

Editora da coluna "Mercado Aberto", da Folha, escreve sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.


Meredith Talusan

É editora-executiva da "them", publicação LGBTQ dedicada à comunidade queer, e a primeira pessoa transexual a ocupar o posto na Condé Nast. Colabora com artigos e matérias para publicações como "The Guardian", "New York Times", "The Atlantic", "VICE" e "BuzzFeed News". Em 2017,  foi agraciada com o GLAAD Media Award por excelência em jornalismo digital. É formada em literatura comparada pela Universidade de Cornell e em Inglês e literatura americana pela Universidade de Harvard.


Mônica Bergamo

Jornalista da Folha e da rádio Band News FM, assina coluna com informações de diversas áreas, entre elas política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.


Nizan Guanaes

Publicitário baiano, é dono do maior grupo publicitário do país, o ABC. Escreve para a Folha às terças-feiras, a cada duas semanas.


Pablo Ortellado 

É professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP desde 2005. Fez graduação, mestrado e doutorado em filosofia na mesma universidade. É colunista da Folha, onde escreve às terças.


Paula Cesarino 

Atual ombudsman da Folha, é a 12ª jornalista a ocupar o posto. Está na Folha desde 1987. Foi Secretária de Redação, diretora da Sucursal do Rio e editora de Política, de Negócios e de Especiais.


Ricardo Boechat 

É, há onze anos, âncora do radiojornal "BandNews FM" e do telejornal "Jornal da Band". Assinar coluna semanal na revista IstoÉ. Começou sua carreira como repórter do extinto "Diário de Notícias", no Rio de Janeiro. Foi colunista do "Globo" e da TV Globo, diretor da sucursal carioca de "O Estado de S. Paulo" e editor-chefe do "Jornal do Brasil".


Roberto Dias 

É secretário de Redação da área de Produção da Folha, onde trabalha desde 1998. 


Rosental Calmon Alves

É professor titular da Escola de Jornalismo da Universidade do Texas, em Austin, e diretor-fundador do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. No jornalismo desde 1968, foi editor-executivo e diretor do Jornal do Brasil, além de professor pela Universidade Federal Fluminense. Foi agraciado em 2016 com o Maria Moors Cabot, um dos prêmios internacionais mais antigos e prestigiados de jornalismo.


Sérgio Dávila

Editor-executivo da Folha. Foi editor da "Ilustrada" e correspondente nos EUA. Foi o único repórter brasileiro no início da Guerra do Iraque.


Sérgio Rodrigues

Colunista da Folha desde 2016, é autor do romance "O drible" (Companhia das Letras), vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom 2014. É roteirista do programa "Conversa com Bial", da TV Globo. Em mais de 30 anos de carreira, trabalhou como repórter, chefe de reportagem, correspondente estrangeiro, editor e colunista nas principais empresas de comunicação do país. 


Stephanie Habrich

É fundadora e sócia-diretora da Magia de Ler, organização que produz o "Jornal Joca", primeiro e único jornal do Brasil voltado para jovens e crianças. É formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com mestrado pela Columbia University, em Nova York. Atuou oito anos no mercado financeiro em Nova York e no Brasil.


Uirá Machado

Bacharel em direito e em filosofia, é editor da 'Ilustríssima'. Foi editor de 'Opinião', repórter de 'Poder' e coordenador de Artigos e Eventos.


Vinicius Mota 

É secretário de Redação da Folha. Foi editor de Opinião (coordenador dos editoriais) e do caderno 'Mundo'.


William Waack 

Ex-apresentador da Rede Globo, é jornalista profissional desde os 17. Trabalhou em algumas das principais Redações do país e foi correspondente internacional por 21 anos na Europa e Estados Unidos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.