Descrição de chapéu viagem

Veja os convidados do Seminário Turismo e a Internacionalização do Brasil

No evento, especialistas discutirão as principais características da área no país

Folha promove no dia 15 de março (quinta-feira) o Seminário Turismo e a Internacionalização do Brasil. No evento, especialistas discutirão as principais características da área no país, falando sobre pontos positivos e barreiras ao turismo, além da regulamentação do setor.

O seminário terá início às 8h, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site Folha Eventos.

Veja abaixo a lista de convidados.


Ana Clévia Lima

Gerente de Comércio e Serviços do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Nacional, é mestre em gestão de negócios turísticos pela Universidade Estadual do Ceará. Exerceu de 2007 a 2011 o cargo de coordenadora-geral do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.


Bernardo Cardoso

É diretor do Turismo de Portugal no Brasil desde 2015, responsável direto por promover Portugal como destino pelo território brasileiro. Também é presidente da ETC (Comissão Europeia de Turismo no Brasil) e tem vasta experiência nas áreas de marketing e consumo.


Deborah Moraes Zouain

Professora do curso de mestrado e doutorado em administração da Unigranrio (Universidade do Grande Rio), é coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Turismo e editora da revista acadêmica Observatório de Inovação do Turismo da universidade. É mestre em educação e doutora em engenharia de produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


Francisco Costa Neto 

CEO e membro do Conselho do Grupo Rio Quente desde 2006, é conselheiro da ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. Iniciou a carreira em 1990 no Banco de Investimentos Garantia e ocupou cargo de diretor de desenvolvimento de negócios e finanças na empresa Gebepar Investimentos Participações.


Guilherme Amaral

Sócio responsável pela área de direito aeronáutico da ASBZ Advogados, participa de discussões sobre o setor em fóruns governamentais e privados no Brasil e no exterior. Foi eleito um dos mais admirados no segmento aeronáutico do Anuário Análise Advocacia 500. Atua no contencioso cível há mais de 15 anos, assistindo clientes brasileiros e estrangeiros.


José Mario Caprioli

Presidente do comitê executivo da Azul Linhas Aéreas, é formado em administração de empresas pela PUC-Campinas. Foi o idealizador e fundador da Trip Linhas Aéreas, que uniu-se à Azul Linhas Aéreas.  É presidente do conselho do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).


Magda Nassar

Primeira mulher a presidir a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), também é vice-presidente administrativa da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens). É fundadora da operadora de viagens Soft Travel, criada em 1983, empresa que se fundiu recentemente à operadora  Trade  Tours, da qual é sócia.  


Marco Ferraz

É presidente da Clia Brasil (Cruise Lines International Association). Também foi presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) por quatro anos, onde implantou projetos como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, a Turismo Week, parcerias com grandes feiras e a internacionalização da entidade.


Mariana Aldrigui

Presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), é professora e pesquisadora na área de políticas públicas de turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Diretora no Brasil da ONG Global Travel & Tourism Partnership e membro do think tank para o desenvolvimento do turismo do Fórum Mundial de Turismo de Lucerna - WTFL.


Roberto Fantoni

Sócio na McKinsey & Company, trabalhou nos escritórios de Nova York e São Paulo da empresa. Seu foco é em questões relacionadas à estratégia de portfólio, finanças corporativas e fusões e aquisições. Já trabalhou como associado no departamento de fusões e aquisições da Bear, Stearns & Co, banco de investimentos de Nova York, e no Banco BBA Creditanstalt. Tem mestrado em administração de empresas pela Universidade de Chicago.


Rubens Schwartzmann

Presidente do conselho de administração da Abracorp (Associação Brasileira de Agências Corporativas),  atuou como vice-presidente do Campinas Convetion & Visitors Bureau de 2013 a 2014 e é membro fundador do comitê Young Business Affairs da Amcham. É formado e pós-graduado em administração de empresas pelo Insper.


Vinícius Lummertz,

É presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), formado em ciências políticas pela Universidade Americana de Paris, pós-graduado na Kennedy School, da Harvard University. Foi secretário nacional de Políticas de Turismo no Ministério do Turismo de 2012 a 2015. Entre 2010 e 2011, foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis e secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, de 2007 a 2010.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.