Descrição de chapéu Inovação Educativa

Conheça os convidados do 3º fórum Inovação Educativa

Evento é gratuito e acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

Folha promove, nos dias 22 e 23 de agosto, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, a terceira edição do fórum Inovação Educativa. O evento discutirá temas como o protagonismo juvenil e sua perspectiva de futuro e os benefícios que ações em rede geram para a educação.

O evento é gratuito e terá início, em ambas as datas, às 8h20, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré), em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo site Folha Eventos.

Veja a lista dos convidados:

Americo Mattar

Engenheiro de produção graduado em comércio exterior e pós-graduado em gestão de projetos, é diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo desde novembro de 2015. Ingressou na fundação em 2012, como gerente de planejamento, finanças e jurídico, vindo da Vivo, onde passou pelas áreas de finanças, engenharia e operações. Antes, atuou na Whirlpool e Citibank nas áreas de atendimento ao cliente e comercial.


André Lázaro

É diretor da Fundação Santillana, pesquisador da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e professor associado da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Foi diretor e secretário da Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), do Ministério da Educação (2004 a 2010), e secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (2011).


Gabriela Mora

É oficial do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil. Possui mestrado em antropologia e desenvolvimento pela London School of Economics e mestrado e graduação em comunicação cocial pela Universidade de Brasília. Tem 20  anos de experiência na área de desenvolvimento e participação de adolescentes e jovens, atuando em organizações não governamentais e organismos internacionais.


Haroldo Rocha

Secretário estadual de Educação do Espírito Santo, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde também foi professor e pró-reitor de administração. Atuou como secretário de Planejamento da prefeitura de Vitória (ES) e diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo.


Helena Singer

Socióloga e vice-presidente da Ashoka América Latina, é doutora pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi assessora especial do ministro da Educação em 2015 e diretora da associação Cidade Escola Aprendiz. É autora de "República de crianças: sobre experiências escolares de resistência" (Mercado de Letras, 2010) e organizadora da coleção "Territórios educativos: experiências em diálogo com o bairro-escola" (Moderna, 2015).


Janaína Barros

Formadora de professores, coordenadores e equipes no Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde se especializou em didática e currículo. Foi supervisora de gestão pedagógica de escolas da rede fundamental I e da formação de coordenadores pedagógicos , em Seabra, região da Chapada Diamantina (BA). Em 2013,
foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na categoria gestão.
Em 2018. foi finalista do Prêmio Espírito, do Instituto República.


Karen Franquini

Fundadora da Ganbatte, startup social que tem como proposta diminuir a escassez de talentos focando na integração de jovens de baixa renda nas empresas. É formada em engenharia de produção pela PUC-Rio.


Mila Gonçalves

Gerente de programas sociais da Fundação Telefônica Vivo no Brasil, é psicóloga e mestre em ciências da comunicação pela USP. Especialista em gestão e produção em EAD pela Universidad Carlos III de Madrid. Em sua trajetória na universidade, integrou a equipe do Laboratório de Pesquisa sobre Infância, Imaginário e Comunicação da USP por 10 anos. Atuou no Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e também como docente universitária e em pós-graduação.


Murilo Cavalcanti

Secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife (PE), é administrador de empresa e especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana. Foi responsável pela concepção e modelo de gestão do Compaz (Centro Comunitário da Paz), equipamento público voltado para a promoção da cidadania, educação e cultura de paz, implantado na cidade do Recife. Também é coautor do livro "As Lições de Bogotá e Medellin - Do Caos à Referência Mundial".


Natacha Costa

É diretora-geral da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006 e psicóloga formada pela PUC-SP.  Atualmente é membro do Movimento de Inovação na Educação, do Conselho Consultivo do Núcleo de Projeto e Pesquisa em Cultura, Cidade, Gênero e Primeira Infância do Instituto Brasiliana e faz parte do Programa Líderes Transformadores da Educação, da Fundação SM.


Priscila Cruz

É fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Graduada em administração (FGV) e direito (USP), mestre em administração pública (Harvard Kennedy School), foi coordenadora do ano do voluntariado no Brasil e do Instituto Faça Parte, que ajudou a fundar.


Renato Janine Ribeiro

Ex-ministro da Educação do Brasil (2015), é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo. Foi também diretor de avaliação da Capes, órgão do Ministério da Educação (2004-8) e professor visitante na Universidade de Columbia, em Nova York (2003-4). Já recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1998), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência.


 Rogério da Costa

Coordenador do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP, é filósofo e autor de vários artigos sobre redes sociais. Trabalhou em projetos de educação em parceria com instituições como Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Instituto Votorantin, Cenpec e outros. Coordena o Linc - Laboratório de Inteligência Coletiva.


Rosa Alegria

Pioneira em futurismo no Brasil, é consultora, palestrante e facilitadora de processos de inovação no país e no mundo, com 20 anos de atuação como futurista profissional. É mestre em estudos do futuro pela Universidade de Houston, EUA, e foi fundadora e vice-presidente do NEF (Núcleo de Estudos do Futuro), da PUC-SP. Recentemente passou a liderar no Brasil o movimento TTF (Teach the Future), criado por Peter Bishop, que busca inserir o futurismo no ensino fundamental.


Stephanie Ribeiro

É arquiteta e urbanista, feminista negra e escritora. Contribui com textos e artigos para diversos meios de comunicação, além de participar de palestras e eventos. Atualmente mantém uma coluna na revista Marie Claire Brasil e trabalha em seu novo livro.


Vanderlei Martinianos

Foi integrante da equipe de gestão que fundou a École 42 de Paris, escola de programação disruptiva. Atualmente é diretor de tecnologias para educação da WebTV Interativa e palestrante internacional sobre o futuro da educação. Tem mestrado em engenharia de mídias para educação na Universidade de Poitiers, na França. Foi da primeira turma do Master in International Management da Fundação Getúlio Vargas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.