Descrição de chapéu Brasil China

Conheça os convidados do seminário Brasil-China

Evento contará com a presença de ministros e acontece nos dias 5 e 6 de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​A Folha realiza, nos dias 5 e 6 de setembro (quarta e quinta-feira), a primeira edição do seminário Brasil-China.

No evento, serão abordadas questões relacionadas a acordos comerciais e projetos estabelecidos entre os dois países nos últimos anos, bem como os desafios para o futuro. Temas como exportações, comércio eletrônico e inovação estarão na pauta dos debates.

Navio com contêineres no Brasil Terminal Portuário (BTP), terminal de Santos - Eduardo Knapp/Folhapress

​O evento, que tem patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Caoa Chery e do Banco Modal e conta com apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), acontece a partir das 8h30 no Rooftop 5 & Centro de Convenções (rua Coropé, 88, Pinheiros), em São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site Folha Eventos

Confira abaixo a lista de convidados que falarão no segundo dia do evento, nesta quinta-feira (6).

Aloysio Nunes

É ministro das Relações Exteriores. Foi secretário-geral da Presidência da República e Ministro da Justiça no governo FHC. Foi presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal e presidente da Comissão Mista de Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Na vida política, já foi eleito vice-governador do estado de São Paulo, deputado federal por três mandatos consecutivos e senador da República. Formou-se em direito pela USP, em 1967.


Blairo Maggi

É ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Integra o grupo Amaggi, um dos maiores produtores e exportadores de soja do país. Foi governador do Mato Grosso por dois mandatos consecutivos (entre 2003 e 2007 e 2007 e 2010). No ano de 2011, foi eleito senador, com mandato até 2019. Possui formação em agronomia pela Universidade Federal do Paraná.


Clelio Campolina

É professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, instituição na qual foi reitor entre os anos de 2010 e 2014. Foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação no segundo governo Dilma. Possui mestrado e doutorado em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade Rutgers, nos Estados Unidos. Foi pesquisador visitante da Escola de Economia e Ciência Política de Londres. É ex-diretor presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte.


Gilberto Kassab

É ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi membro da Câmara Municipal de São Paulo, representante do Congresso nos parlamentos estaduais e federal e atuou como secretário de Planejamento e vice-prefeito. Por sete anos, foi prefeito de São Paulo. Foi membro do Conselho de Administração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em 2011, fundou o Partido Social Democrata (PSD). Formou-se economista e engenheiro pela USP.


Larissa Wachholz

É sócia da boutique de negócios e investimentos Vallya. É mestre em estudos contemporâneos da China pela Universidade Renmin da China. Especializou-se no mercado chinês após morar em Pequim por cinco anos. Atualmente, assessora empresas chinesas em seus investimentos no Brasil e busca na China parceiros, investidores e fornecedores para seus clientes brasileiros.


Li Jinzhang

É embaixador da China no Brasil. Tem passagem pelas embaixadas da China na Nicarágua, no México e em Cuba. Atuou, entre 2003 e 2012, como ministro-assistente e vice-ministro no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da China. Foi terceiro secretário e subchefe de divisão do Departamento das Américas e Oceania do mesmo ministério.


Roberto Jaguaribe

É presidente da Apex-Brasil. Ingressou na carreira diplomática em 1978. No exterior, serviu como Embaixador do Brasil na China e no Reino Unido e foi ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington. No Ministério das Relações Exteriores, ocupou os cargos de subsecretário-geral de Política, diretor do departamento de Promoção Comercial e chefe da divisão de Propriedade Intelectual e Tecnologias Sensíveis.Foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento.


Sheila Oliveira Pires

É superintendente-executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Foi gerente da incubadora de empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB entre 1996 e 2004. É membro dos conselhos de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). Possui especialização em ciência da informação pela Universidade Aix-Marseille, na França, em gestão de habitats de inovação pela Fundação Instituto de Administração e em Inteligência Competitiva pela UFRJ.


Thomaz Machado

É presidente da consultoria ChinaInvest. Atua na formação de joint ventures, fusões e aquisições. Possui especialização em direito da empresa e da economia pela FGV e em estratégia de negócios no mercado asiático pela escola de negócios Insead, em Singapura. Realiza, desde 1999, trabalhos como consultor na estruturação de negócios com mercado chinês e asiático. Atualmente, vive na China.

 

Conheça os participantes que falaram no primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (5).

Augusto Castro

É gerente do Núcleo China da Apex-Brasil, onde atua nas áreas de promoção comercial, investimentos e inteligência comercial com foco no mercado chinês. Trabalhou nas embaixadas do Brasil em Londres e em Pequim nas áreas de política comercial e atração de investimentos. É formado em direito pela USP e possui doutorado em relações internacionais pela UnB.


Eduardo Leão

É diretor-executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Entre 2003 e 2007, atuou como economista-sênior e coordenador regional dos programas em agricultura e meio ambiente do Banco Mundial. Foi coordenador-geral de produtos agrícolas e agroindustriais do Ministério da Fazenda. Integrou o Programa de Estudos dos Negócios dos Sistemas Agroindustriais como pesquisador-sênior em Economia Agrícola na Fipe.


Leonardo Palhares

É presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Possui mestrado em direito pela Universidade de Paris 1 Panthéon Sorbonne. É sócio do escritório Almeida Advogados e professor na Fundação Dom Cabral.


Marcel Motta

É diretor-geral da Euromonitor International no Brasil e especialista no mercado de consumo brasileiro. Foi gerente da pesquisa da Euromonitor para o Brasil e América Latina. É formado em economia e estudos globais pela Universidade Estadual de Winona, com mestrado em economia pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.


Marcio Alessandro de Oliveira

É responsável pelo setor de concessões do Banco Modal. Tem passagens pelo Banco Caixa Geral Brasil, Banco Votorantim, BES Investimento do Brasil, Serfinan Consultoria Empresarial (M&A Firm), Citibank e pelo The First National Bank of Boston. É formado em administração de empresas pela PUC São Paulo.


Roberto Brant

É presidente do Instituto CNA da Confederação da Agricultura e Pecuária. Foi ministro da Previdência Social no governo FHC. Foi secretário da Fazenda de Minas Gerais entre março de 1991 a abril de 1994. Foi diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais e professor da Fundação João Pinheiro e da PUC de Minas Gerais. Foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos. É consultor de entidades privadas, na área de políticas públicas.


Roberto Jaguaribe

É presidente da Apex-Brasil. Ingressou na carreira diplomática em 1978. No exterior, serviu como Embaixador do Brasil na China e no Reino Unido e foi ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Washington. No Ministério das Relações Exteriores, ocupou os cargos de subsecretário-geral de Política, diretor do departamento de Promoção Comercial e chefe da divisão de Propriedade Intelectual e Tecnologias Sensíveis.Foi secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.