Descrição de chapéu Seminário Coração Fraco

Conheça os convidados do seminário Coração Fraco

Evento contará com a presença de especialistas e acontece no dia 25 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Folha promove na próxima segunda-feira (25) o 1º Seminário Coração Fraco para discutir o cenário da insuficiência cardíaca no Brasil. 

No evento, médicos e pesquisadores discutirão as perspectivas para o tratamento e controle da doença, tendo em vista as possibilidades e desafios que aparecem com as novas pesquisas e tecnologias, bem como o panorama da insuficiência cardíaca no país.

O cirurgião Domingos Lourenço (à direita) prepara o coração doado para ser transplantado em uma paciente no centro cirúrgico do Instituto do Coração, em São Paulo
O cirurgião Domingos Lourenço (à direita) prepara o coração doado para ser transplantado em uma paciente no centro cirúrgico do Instituto do Coração, em São Paulo - Lalo de Almeida/Folhapress

O evento, que tem patrocínio da Novartis e apoio da Rebric (Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca) e do Instituto Lado a Lado pela Vida, acontece a partir das 8h30 no auditório da Folha, em São Paulo (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar - Campos Elíseos).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site Folha Eventos

Confira abaixo a lista de convidados que falarão no evento.

Amanda Gonzales

É médica cardiologista da Unidade de Reabilitação Cardíaca do Instituto do Coração e Unidade de Cardiologia do Exercício do Hospital Sírio Libanês. Doutoranda em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, possui especialização em cardiogeriatria e em reabilitação cardíaca pelo Instituto do Coração do Hospital das Clinicas da FMUSP e em nutrição clínica pelo Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP). 


Fernando Bacal

É diretor da Unidade Clínica de Transplante Cardíaco do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É doutor e livre-docente em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. É professor de medicina interna da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Foi editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).


João Manoel de Almeida Pedroso

É diretor do Instituto Nacional de Cardiologia. Possui mestrado e doutorado em cardiologia pela UFRJ. Graduou-se em medicina pela UERJ, em residência médica em clínica médica pelo Hospital do Servidores do Estado do Ministério da Saúde (Rio de Janeiro) e em residência em cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia. É professor adjunto da UERJ e da UFRJ.


Manoel Canesin

É presidente da Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca. É professor titular da Universidade Estadual de Londrina e chefe do setor de cardiologia do Hospital Universitário da instituição. Foi consultor do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do estado do Paraná nas áreas de emergência e urgência cardiovascular. Possui doutorado em cardiologia pela USP.


Marcelo Westerlund Montera

É coordenador do Centro de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pró-Cardíaco. Formou-se doutor em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Foi pesquisador visitante do Colégio Americano de Cardiologia, da Sociedade Europeia de Cardiologia, da Associação de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Europeia de Cardiologia e do Hospital Geral de Tampa (Estados Unidos).


Marlene Oliveira

É fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, criado em 2008 com o propósito de informar os brasileiros sobre saúde cardiovascular, câncer e saúde do homem. É formada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes. É membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS). É a idealizadora da campanha Novembro Azul.


Sabrina Bernardez Pereira

É coordenadora dos Protocolos Assistenciais Gerenciados e do Escritório de Valor do Hospital do Coração (HCor). Possui doutorado e mestrado em ciências cardiovasculares pela UFF e especialização pelo Instituto Nacional de Cardiologia. É membro do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Atua como pesquisadora no Laboratório de Genética Molecular no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com enfoque na área de insuficiência cardíaca. 


Salvador Rassi

É presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Especializou-se em cardiologia pelo Hospital das Clínicas da USP. É doutor em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Atua como professor titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFG e professor do programa de pós-graduação em ciências da saúde da instituição. É responsável pelo Serviço de Insuficiência Cardíaca do Hospital das Clínicas da UFG.


Susana Basilio

É enfermeira coordenadora das unidades de Cardiologia Clínica e Cirurgia Cardíaca do Hospital São Paulo (Unifesp). Possui especialização em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (IEP), Gestão em Saúde (Fiocruz) e Enfermagem em Cardiologia (Unifesp). 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.