Descrição de chapéu Imposto Rural

Folha e Instituto Escolhas realizam seminário sobre imposto territorial rural

Evento será realizado no dia 10 de abril em São Paulo

São Paulo

O Instituto Escolhas e a Folha promovem, no dia 10 de abril, o seminário ITR: justiça tributária, incentivos ambientais e o agro no Brasil. Serão apresentados no evento os resultados de um estudo que analisa os parâmetros para a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) no Brasil.

Colheita de soja em Canarana, no Mato Grosso - Mauro Zafalon/Folhapress

Ao contrário do IPTU, fonte importante de recursos para os municípios, a arrecadação do ITR é insignificante. Apesar de haver mais de 5 milhões de imóveis rurais no país, em 2018 foram arrecadados R$ 1,5 bilhão —no mesmo período, só a cidade de São Paulo gerou uma receita de R$ 9,94 bilhões.

A partir do estudo, coordenado pelo Instituto Escolhas e realizado pelo Laboratório de Planejamento do Uso do Solo e Conservação da Esalq-USP, pelo economista Bernard Appy e pelo jurista Carlos Mares, especialistas discutirão as principais causas para que isso ocorra e alternativas para o atual modelo.

O evento acontecerá a partir das 9h no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar - Campos Elíseos), em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site Folha Eventos. Confira a programação abaixo.

SEMINÁRIO ITR: JUSTIÇA TRIBUTÁRIA E INCENTIVOS AMBIENTAIS

Dia 10 de abril (quarta-feira)

RECEPÇÃO

HORÁRIO: 8h30 às 9h


ABERTURA

HORÁRIO: 9h às 9h05

PARTICIPANTE: Ricardo Sennes, presidente do Instituto Escolhas


Apresentação do estudo "Imposto Territorial Rural: justiça tributária e incentivos ambientais"

HORÁRIO: 9h05 às 9h50

PARTICIPANTES: Natalia Nunes, coordenadora científica do Instituto Escolhas; Carlos Mares, jurista e professor da Escola de Direito da PUC-PR; Bernard Appy, economista; Gerd Sparovek, professor e coordenador do GeoLab da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP; Arthur Fendrich, engenheiro ambiental e pesquisador do GeoLab da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP


COFFEE BREAK

HORÁRIO: 9h50 às 10h10


Mudança no Imposto Territorial Rural (ITR) e seus impactos para o país e o agro

HORÁRIO: 10h10 às 11h

PARTICIPANTES: Luiz Carlos Guedes Pinto, ex-ministro da Agricultura; Laura Antoniazzi, pesquisadora sênior da Agroícone; Sergio Leitão, fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas


Diálogo entre pesquisadores e debatedores

HORÁRIO: 11h às 11h30


Debate aberto ao público

HORÁRIO: 11h30 às 11h50


Encerramento

HORÁRIO: 11h50 às 12h

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.