Descrição de chapéu Economia da Arte

Conheça os convidados do seminário Economia da Arte

Evento, que ocorre na segunda-feira (20), abordará Lei Rouanet e promoção de cultura em municípios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Folha e o Itaú Cultural realizam, no dia 20 de maio (segunda-feira), a primeira edição do seminário Economia da Arte.

O financiamento da cultura no Brasil, que está no centro do debate político desde que o governo federal anunciou mudanças para a Lei Rouanet, guiará a discussão de uma das mesas do evento. 

Montagem da mostra Histórias Afro-Atlânticas, no Masp - Zanone Fraissat - 25.jun.2018/Folhapress

A promoção de eventos culturais em municípios afastados dos grandes centros e a vocação da cidade de São Paulo para o segmento serão outros tópicos abordados na manhã de discussões. 

O evento acontece a partir das 8h30 na sede da instituição (avenida Paulista, 149 — Bela Vista), em São Paulo. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site Folha Eventos. Conheça, abaixo, os convidados.

Alê Youssef

É secretário de Cultura da cidade de São Paulo. Foi coordenador de Juventude da Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2004 e assessor especial do Ministro da Justiça entre 1999 e 2000. É mestre em filosofia política e advogado. Fundou e dirigiu o bloco carnavalesco Acadêmicos do Baixo Augusta. É autor de “Novo Poder: Democracia e Tecnologia” (Grupo Editorial Letramento, 2018).


Cláudio Lins de Vasconcelos

É advogado do escritório Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro. Foi secretário nacional de economia da cultura do Ministério da Cultura e assessor internacional adjunto do Ministério da Justiça. É professor da pós-graduação em direito da propriedade intelectual da PUC-Rio e membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual. É doutor pela UERJ, mestre pela Universidade de Notre Dame (Estados Unidos) e bacharel pela UFBA.


Danilo Santos de Miranda

É diretor do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo). Atua como conselheiro em diversas entidades, como Masp, Fundação Itaú Cultural e Movimento Nossa São Paulo. É membro da Art for the World, com sede na Suíça, e membro de pleno direito da Sociedade Internacional de Artes Performáticas (Ispa). Foi presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial em 2004 e presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil em 2009.


Fernanda Barbara

É sócia e fundadora do escritório Una Arquitetos. É professora associada da Escola da Cidade, onde coordena um laboratório de pesquisa sobre a região central de São Paulo. Atualmente, desenvolve projeto para o Sesc Parque Dom Pedro II. É arquiteta e urbanista pós-graduada pela FAU-USP.


Flora Gil

É empresária do setor cultural brasileiro. Comanda, desde 1982, a Gege Produções Artísticas, empresa que se ocupa da carreira do cantor Gilberto Gil e presta serviços para elaboração e execução de projetos culturais. Administra o estúdio de gravações Palco e a gravadora Geléia Geral. É responsável pelo camarote Expresso 2222, realizado durante o carnaval de Salvador. É fundadora da agência Jangada, especializada em marketing digital.


Isabel de Paula

É coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, onde trabalha há 15 anos. Graduada em jornalismo, possui especialização em gestão e política cultural pela Universidade de Girona (Espanha). É mestranda em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional na UnB e pesquisadora do Observatório de Políticas Culturais da instituição.


Maria Ignez Mantovani Franco

É diretora da Expomus, empresa de assessoria museológica que realiza exposições nacionais e internacionais de arte e cultura, desenvolve projetos de planejamento de museus e atua na área de gestão de coleções. É membro do Conselho do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cidadania, e do Grupo de Facilitadores do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. É doutora em museologia pela Universidade Lusófona (Lisboa).


Odilon Wagner

É ator, produtor, autor e diretor teatral. É vice-presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes (APTI). É membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.