Folha realiza 5ª edição do seminário sobre câncer

Evento virtual que discute efeitos da Covid-19 no tratamento oncológico será realizado nos dias 10 e 11 de novembro; veja a programação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Folha realiza nos dias 10 e 11 de novembro a 5ª edição do seminário sobre câncer com o tema “Efeitos da Covid-19 no tratamento oncológico”.

Por meio de três painéis virtuais —Câncer e Covid-19, Diagnóstico Molecular e Imunoterapia—, os participantes discutirão como está o tratamento da doença neste ano de pandemia. A mediação será feita pela jornalista Mariana Versolato, editora de Ciência, Saúde, Ambiente e Equilíbrio.

Levantamento da Sociedade Brasileira de Patologia aponta que ao menos 70 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer nos quatro primeiros meses de pandemia. E o número de cirurgias oncológicas teve redução de 70% no mesmo período, mostra a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica.

O segundo painel do seminário debaterá a relevância do diagnóstico molecular. O mapeamento genético é a fundação sobre a qual se apoia a oncologia de precisão. Por meio dele, é possível definir a melhor conduta terapêutica para o paciente.

Na última mesa da programação, especialistas debaterão sobre imunoterapia, que foi, pela primeira vez, incorporada ao SUS para pacientes com melanoma.

O uso de imunoterapia como tratamento para o novo coronavírus está em estudo. Nos Estados Unidos, farmacêuticas já estão fazendo testes e alguns laboratórios foram liberados pelo governo americano para reunir recursos e escalar a produção de suprimentos, caso o medicamento se prove eficaz.

O evento, que tem o patrocínio do Hospital Sírio-Libanês e da Progenética, será realizado a partir das 15h. Os painéis serão transmitidos no site da Folha, e não é preciso se inscrever.

Confira, a seguir, a programação completa:

*

5º SEMINÁRIO SOBRE CÂNCER

Dia 10 de novembro (terça-feira)


MESA 1: Câncer e Covid-19

HORÁRIO: 15h às 16h

PALESTRANTES: Artur Katz (oncologista do hospital Sírio Libanês), Paula Philbert (oncologista do Hospital do Câncer de Uberlândia) e Leonardo Rosa (ator, foi diagnosticado com câncer nos testículos).


MESA 2: Diagnóstico molecular

HORÁRIO: 16h

PALESTRANTES: Fábio Passetti (pesquisador da Fiocruz Paraná), Eugenia Costanzi-Strauss (professora no Instituto de Ciências Biomédicas da USP), Anna Claudia Evangelista (pesquisadora do Inca) e Luiz Henrique Araujo (assessor médico do Grupo Pardini).


*

Dia 11 de novembro (quarta-feira)


MESA 3: Imunoterapia

HORÁRIO: 15h

PALESTRANTES: Paulo Lisboa Bittencourt (coordenador da Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital Português da Bahia e presidente do Instituto Brasileiro do Fígado), Cristina Bonorino (professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e pesquisadora associada da Universidade da Califórnia em San Diego) e Rodrigo Munhoz (oncologista do Hospital Sírio Libanês).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.