Economia circular e eficiência energética são temas de seminário

Evento da Folha reúne especialistas para discutir caminhos do desenvolvimento sustentável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Na próxima terça-feira (7), às 15h, a Folha promove o seminário Meio ambiente - 2ª edição, que vai debater a adesão à economia circular e a transição para energias renováveis. O evento é online e será transmitido ao vivo no site e no canal no YouTube do jornal.

De acordo com relatório de 2021 da Pace (Plataforma para Acelerar a Economia Circular), a economia circular pode diminuir em até 39% a emissão de gases de efeito estufa, principal causadora das mudanças climáticas, e reduzir o impacto do aquecimento global. A circularidade também promove a redução de desperdício ao reaproveitar materiais descartados, o que pode gerar retorno financeiro para as indústrias.

A eficiência energética, também capaz de diminuir a emissão de gases de efeito estufa, ainda enfrenta entraves no Brasil. A falta de políticas públicas dificulta a implementação do Plano Nacional de Eficiência Energética (Pnef), lançado em 2011.

Parque de energia eólica em Natal (RN)
Parque de energia eólica em Natal (RN) - Zanone Fraissat/Folhapress

No ranking do Aceee (Conselho Americano para uma Economia de Energia Eficiente), que avalia a eficiência energética de 25 países, o Brasil ocupa a 19ª posição. Segundo o estudo, os principais desafios do país para garantir a eficiência são o setor de transportes, que ainda usa principalmente combustíveis fósseis, e o baixo investimento público em eficiência energética.

O seminário tem patrocínio da Ambipar e da JBS. A mediação é de Ana Carolina Amaral, repórter de meio ambiente e autora do blog Ambiência na Folha. O público pode participar do evento enviando perguntas pelo WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Veja a programação:

Seminário Meio ambiente - 2ª edição


Mesa 1: Economia circular de baixo carbono

Horário: das 15h às 16h

Participantes: Aldo Ometto, professor da Escola de Engenharia da USP São Carlos e líder do Centro de Pesquisa em Economia Circular junto ao Inova USP; Susana Carvalho, diretora-executiva da Campo Forte Fertilizantes, empresa do Grupo JBS; Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar.

Mesa 2: Eficiência energética e transição para fontes renováveis

Horário: das 16h às 17h

Participantes: Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP; Robson Casali, gerente de desenvolvimento de negócios de energia da Braskem; Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.