Descrição de chapéu Web 3.0 e Metaverso tecnologia

Metaverso é foco de empresas que buscam se aproximar de clientes

Ambiente virtual é usado para expor produtos e ampliar público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Empresas brasileiras estão usando o metaverso com o objetivo de se aproximar de clientes e dar maior visibilidade a seus produtos.

Renner, Lacta e Itaú já realizam ações nesse ambiente.

Para Vicente Martin, professor da ESPM, as marcas veem o espaço como oportunidade de investir em publicidade, mas trata-se de uma ferramenta acessível apenas para companhias de maior porte.

Ação do Itaú no metaverso para o lançamento do Player’s Bank, voltado para o público gamer
Ação do Itaú no metaverso para o lançamento do Player’s Bank, voltado para o público gamer - Divulgação

É o caso da Renner, que tem investido em seu posicionamento digital e, em 2021, foi a primeira varejista de moda brasileira a entrar no Fortnite, um dos dez jogos mais populares do mundo.

Chamado de Renner Play, o projeto consistiu na criação de um mapa imersivo no game com a reprodução de uma loja da marca. QR Codes direcionavam o público para o ecommerce da rede.

Com o auxílio de lives simultâneas de gamers, a ação alcançou 5 milhões de pessoas no lançamento.

Já neste ano, a empresa também foi a primeira varejista do país a fazer um desfile totalmente digital, que podia ser assistido com o uso de óculos de realidade virtual. A experiência ocorreu durante o evento de lançamento da sua coleção outono-inverno 2022.

Na experiência imersiva, os convidados puderam ver, com detalhes que incluíam a textura dos tecidos, o desfile de peças em 3D.

Segundo Maria Cristina Merçon, diretora de marketing corporativo das Lojas Renner, há um interesse crescente do público em viver experiências criativas, inovadoras e humanizadas.

Já a Lacta lançou, em dezembro de 2021, uma loja virtual decorada para o Natal. Acessando o site desenvolvido para a ação, os clientes puderam visualizar prateleiras e "andar" pelo espaço, como fariam no ambiente físico.

A loja, segundo Theo Vieira, diretor de ecommerce da Mondelez Brasil, teve uma taxa de conversão —visitas ao site que são convertidas em vendas— seis vezes maior que o comércio online tradicional.

A empresa repetiu a experiência na Páscoa deste ano com um site que simulava uma loja online 360°.

Saiba mais sobre metaverso

  1. materia um

Outra empresa a se aventurar nesse universo foi o Itaú.

A ação #2022EmUmaPalavra, realizada no fim de 2021, na qual personalidades como a atriz Fernanda Montenegro e a bebê Alice expressaram seus desejos para este ano, foi levada ao metaverso do Cidade Alta, um dos maiores servidores de GTA RP (Grand Theft Auto Roleplay).

No game, os jogadores devem interpretar seus personagens, como se estivessem no mundo real.

Além disso, o banco criou, em parceria com gamers, experiências em metaversos —como o de Fortnite— para lançar o Player’s Bank, banco digital voltado exclusivamente para a comunidade de jogadores, que dá descontos em marcas de games.

"O metaverso vem se destacando como um canal de relacionamento com a comunidade e oportunidade de negócios, além de um grande espaço de experimentação e aprendizado", afirma Guilherme Bressane, diretor de marketing do Itaú.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.