Saltar para o conteúdo principal
 
  Acompanhe a serafina no Twitter
16/12/2012 - 04h50

Paulistano tem curta escolhido por Tarantino e videoclipe no Grammy Latino

Publicidade

KÁTIA CASALVARA

Na entrevista via Skype, o paulista Edson Oda fica no cantinho direito da tela, e um mapa-múndi gigante estampa a parede de seu quarto. Parece um estudante de colégio, empolgado para a foto ao lado do globo terrestre. E, aos 30 anos, ele está mesmo de volta às aulas, mas agora é o mundo que está de olho nele.

Ex-publicitário, ele agora estuda na University of Southern California, em Los Angeles. Já passou pelo crivo de Quentin Tarantino e teve um clipe concorrendo ao Grammy Latino.

Pouco antes de se mudar para os Estados Unidos, Edson participou do concurso "Django Emerging Artist", criado para promover o novo filme de Tarantino, "Django Livre".

O autor do melhor curta, que deveria se basear em faroestes, seria premiado com uma viagem a San Diego e um papo ao vivo com o diretor de "Jackie Brown" (1997) no último mês de julho. O curta de Edson, "The Writer" ("O Escritor"), foi o vencedor.

Flavio Scorsato
Escolhido por Tarantino em concurso de curtas, Edson Oda estuda cinema em L.A. e já teve clipe indicado ao Grammy Latino
Escolhido por Tarantino em concurso de curtas, Edson Oda estuda cinema e teve clipe indicado ao Grammy Latino

Em meio ao trabalho que desenvolvia na agência DM9DDB, onde ficou por dez anos, Edson Oda conseguiu um tempo para participar do concurso.

A ideia dele era fazer uma espécie de HQ em filme (veja em vimeo.com/46235261 ). Para isso, usou seu talento com os origamis e a luz de um abajur caseiro.

"Foi muito rápido. Na sexta-feira à noite, baixei os filmes de referência. No sábado, escrevi o roteiro. No domingo, filmei e editei em casa. Na verdade, o que eu mandei foi um teste. Queria melhorar, mas meus amigos gostaram, diziam que as imperfeições davam mais charme. O Tarantino não ia saber mesmo...", diz, aos risos.

CARA LEGAL

O criador de "Cães de Aluguel" (1992) não só soube, como ficou empolgadíssimo.

"Parecia que ele tinha estudado o meu curta. Primeiro, elogiou muito. Falou de cada detalhe, de coisas que eu nem lembrava. Aí, começou a fazer perguntas para entender como criei. E deu vários conselhos sobre a profissão de cineasta. Ele é um cara muito legal."

Determinado, Edson pretende terminar o roteiro de um longa até o fim do curso. Seu clipe para a banda Nevilton, "Tempos de Maracujá", foi o único brasileiro indicado ao Grammy Latino. Não levou.

Outro de seus curtas, "Laugh and Die" ("Ria e Morra", em tradução livre), feito durante um curso de verão em 2011, venceu um prêmio e foi exibido em alguns cinemas dos EUA.

Analisando as primeiras conquistas, o brasileiro de olhos puxados, fã de filmes como "Rocky", "Pequena Miss Sunshine" e "De Volta para o Futuro", parece ter Hollywood ao alcance das mãos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página