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De 'Abafa o Caso' a 'Isso é Poder', nome de esmalte ajuda no pós-venda

Desde que as marcas começaram a dar nomes engraçados para as tonalidades de esmalte, o processo criativo do marketing, segundo as empresas, ficou mais animado e a comunicação com as clientes melhorou. Afinal, é mais fácil contar para as amigas que pintou as unhas de "Abafa o Caso" do que tentar explicar que vermelho escolheu.

"É fundamental para o pós-venda. A cliente escolhe pela cor, mas é o nome que ela conta para as amigas e publica nas redes sociais", diz Vivian Silvério Barbosa, gerente de produto da Mundial Impala.

A marca tem no catálogo 150 cores, com nomes tão criativos quanto os das operações da Polícia Federal -caso de "As Inimigas Choram" ou "Isso é Poder".

"É preciso estar atento ao que acontece, buscar inspiração na cultura pop e nas mídias sociais", diz Barbosa.

Com o sucesso dos esmaltes, a Vult, que tem mais de 60 cores, vai batizar também as linhas de maquiagem. "É mais fácil para se comunicar com o consumidor", diz Cibeli Leli, diretora de pesquisa e desenvolvimento da marca. Por outro lado, segundo ela, é preciso cuidado para evitar nomes difíceis de pronunciar.

Danilo Verpa/Folhapress
Vivian Silvério Barbosa, gerente de produto da Mundial Impala
Vivian Silvério Barbosa, gerente de produto da Mundial Impala

Antes identificadas por códigos, tintas de decoração também ganharam nomes. Desde 2004, a Coral batiza suas tonalidades. O off-white chama-se "Vestido de Noiva", o marrom, "Biscoito de Amêndoa" e o vermelho, "Amor".

"Virou ponto de decisão. Se o cliente se identificar e a cor estiver dentro da família que ele procura, é aquela que vai levar", diz Priscila Perez, do colour marketing da AkzoNobel, dona da Coral.

A tarefa pode ser divertida, mas não é simples. Na AkzoNobel, o processo leva até seis meses e envolve toda a equipe de colour marketing.

"Tem de transmitir a sensação que a cor passa e dar prazer em falar. É comum consumidores dizendo que têm 'amor' em sua casa para se referir à tinta que escolheram."

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