Publicidade

Técnicas de 'atenção plena' são alternativa contra excesso de estímulos

Marlene Bergamo/Folhapress
CARREIRAS - SP - Estudo divulgado na "Psychological Science", que mostra que quando pensamos demais em um assunto ou temos assuntos demais em mente, nosso cErebro deixa de ser criativo e entra em piloto automático. NA FOTO, Claudio Santos, que tinha crises de ansiedade e de enxaqueca, Usou um curso de mindfulness pra ajudar. 03/082016 - Foto Marlene Bergamo/Folhapress - 017
O economista Cláudio Santos, 45, que fez um curso de atenção plena, em São Paulo

Uma estratégia para lidar com o excesso de demandas e estímulos é dar atenção total a uma atividade por vez. Chamada de "mindfulness" ("atenção plena", em tradução livre), a técnica usa as experiências do budismo, como meditação e respiração, para fazer o aluno aprender a focar uma tarefa por vez. Os programas duram em geral oito semanas.

A neurocientista Elisa Kozasa, do Hospital Israelita Albert Einstein, considera o método benéfico. "Essas práticas tradicionais desenvolvem o foco e economizam a energia mental que seria usada 'ruminando' assuntos cotidianos."

A psicóloga Marilda Lipp, que estuda o estresse e atende executivos, afirma que parte dos profissionais vê a desaceleração como negativa. "Eles atribuem o sucesso à rapidez, isso cria uma tensão física que impede a criatividade. É preciso se permitir algumas horas do dia sem fazer nada, para deixar que as ideias despontem nesse espaço vazio".

O "mindfulness" foi a forma que o economista Cláudio Santos, 45, encontrou para sair do piloto automático. Ele foi levado por amigos a um curso do tipo. "Meditação para mim era coisa de hippie", afirma. Hoje, aplica os conhecimentos uma vez por dia.
"Consegui ter mais calma e consciência para tomar decisões estratégicas", afirma.

O médico Marcelo Demarzo, coordenador do centro de "mindfulness" da Unifesp, diz que muita gente desiste ao perceber que a técnica exige introspecção. Ele sugere buscar informações sobre a capacitação do instrutor antes de fazer matrícula em cursos como esses.

Processamento de Dados

*

CURSOS DE ATENÇÃO PLENA

'MINDFULNESS' PARA QUALIDADE DE VIDA E REDUÇÃO DO ESTRESSE
Quando De 11/8 a 6/10, das 19h30 às 21h30 ou de 24/8 a 12/10, às quintas-feiras
Onde Centro Paulista de Mindfulness - r. Borges Lagoa, 9.171, cj. 62; (11) 94977-0771
Custo R$ 990 (desconto para estudantes e aposentados)
Mais spmindfulness.com.br

'MINDFULNESS' NO TRABALHO
Quando 15/9, quinta-feira, das 19h30 às 22h30
Onde Casa Neo10 - r. Medeiros de Albuquerque, 60; (11) 2638-7130
Custo R$ 185
Mais theschooloflife.com/saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade