Publicidade

Mudança dentro da área de marketing abre espaço para outras formações

Fabio Braga/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 10-08-2016: O Colaborador Nicholas Almeida, e o CEO da F.biz, Pedro Reiss. Nova cara do marketing nas empresas, que passa a absorver demandas de tecnologia para embasar acoes e investimentos. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, EMPREGOS).
O especialista Nicholas Almeida e um dos CEOs da agência F.biz, Pedro Reiss

A demanda por profissionais que saibam analisar dados abriu as portas do marketing para quem tem formação fora da área de comunicação, como analistas de sistemas, estatísticos, economistas e cientistas sociais.

É o caso de Bruno Silva, 25, formado em análise de sistemas. Ele começou a carreira trabalhando com segurança de bancos de dados, mas hoje cria estratégias de negócios para empresas.

"O desafio maior ao mudar de área é enxergar que não são apenas números, mas potenciais oportunidades para o cliente", diz.

A coordenadora do curso de MBA em marketing digital da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), Regina Cantele, concorda. Segundo ela, apenas com conhecimentos de ciências sociais, antropologia e psicologia é possível fazer uma análise satisfatória de dados e identificar padrões de comportamento e de compra do público-alvo.

"Dizemos aos jovens que eles devem escolher uma profissão, mas nem sempre isso é simples. A formação abrangente permite que ele decida isso mais adiante", afirma Marcelo Pontes, da área de Marketing, Pesquisa e Economia da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Isso acaba se refletindo no mercado de trabalho. Pedro Reiss, um dos presidentes da agência de publicidade F.biz, diz que há profissionais na empresa que trabalham com métricas e são sociólogos. "Há espaço para formações variadas e para aplicar esses conhecimentos em uma carreira mais criativa", afirma.

Além da formação, o inglês é fundamental para a área, principalmente na hora de fazer cursos. O especialista em tecnologia da F.biz Nicholas Almeida, 36, por exemplo, se atualiza com cursos a distância da universidade norte-americana Stanford, disponibilizados na plataforma Coursera.

Publicidade
Publicidade
Publicidade