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Guia do MBA

É problemático fingir gostar de alguém para subir na carreira, diz consultora

"Networking não é necessariamente feito numa sala cheia de estranhos. É encontrar, na sua vida profissional, quem você gostaria de ter como amigo".
Essa é a opinião da norte-americana Dorie Clark, 37, consultora de estratégia de marketing. Ela já teve na sua rede de clientes as empresas Google, Yahoo e Ford.

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Folha - Qual erro as pessoas que estão tentando criar um networking mais cometem?
Dorie Clark - Um erro comum é que as pessoas focam muito em conhecer novas pessoas e não se lembram de continuar a conversa com os contatos que já têm. É fácil se sentir produtivo se você for a um evento, conhecer dez pessoas e pegar seus cartões, mas isso não lhe fará nenhum bem se você não continuar a alimentar as relações.

O que fazer para criar uma boa rede de contatos do zero, se seus amigos pessoais nada têm a ver com seu trabalho?
Acho que não ter amigos na mesma área pode ajudar de uma certa maneira, pois você obtém a perspectiva de quem está de fora.
Mas é importante ter um equilíbrio. Você quer pessoas que entendam do seu ramo, da sua empresa. Cheque sua órbita profissional e descubra com quem você se sente conectado. A partir daí, faça um esforço para criar laços.

Thitiwat Nookae/Divulgação
"guia do MBA" A americana Dorie Clark, especialista em marketing pessoal Foto: Thitiwat Nookae/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A consultora de estratégia de marketing Dorie Clark, 37, durante palestra

Como uma pessoa tímida pode fazer networking?
É importante que os tímidos entendam que networking não precisa necessariamente ser feito numa sala barulhenta e cheia de estranhos. Isso incomodaria qualquer um. Networking, na verdade, é desenvolver relações com pessoas. Os tímidos também têm um círculo de amigos, dos quais gostam como pessoas e de passar tempo junto. Networking no trabalho não é diferente. É encontrar, na sua vida profissional, pessoas das quais você gostaria de ser amigo.

Ser amigo ou transformá-lo em alguém que pode te ajudar no futuro?
Claro que é útil conhecer pessoas que podem te ajudar, mas as pessoas que realmente querem te ajudar são seus amigos. O que faz algumas pessoas não gostarem de networking é achar que é tudo falso, e que o approach é "como posso conhecer pessoas que farão algo por mim?". Ao invés disso, tente ficar amigo antes, e aí naturalmente você vai querer ajudá-lo e ele vai te ajudar.

Se você quer apenas melhorar seu currículo e sua carreira, mas não quer necessariamente ampliar sua rede de contatos, o MBA é recomendado?
Para quem faz MBA, é importante entender o que quer tirar do curso. Se você crê que a educação será de boa qualidade e deseja desenvolver habilidades de negócios e uma rede de contatos, então essa pode ser uma ótima escolha.
Porém, é também importante procurar por outras opções, que podem ser mais rápidas e menos custosas. Por exemplo, se você quer melhorar o seu discurso em público, um MBA não é necessário. Você pode contratar um coach privado para isso.
Se procura networking, um MBA é ótimo. Se procura coisas mais específicas, consideraria outras opções.

Não parece ético conversar com uma pessoa, dia após dia, se você quer apenas se beneficiar da relação no futuro
Temos que separar as coisas. Por exemplo, há pessoas que você gosta, mas que não sente afinidade para ser um amigo próximo. Acho que é ok e bom ser legal com eles, se preocupar com eles, ter um interesse verdadeiro neles.
O que é problemático é se você fingir gostar deles para tirar algum benefício disso. Por outro lado, se a pessoa é agradável e boa, mas você não se sente propenso a ser seu melhor amigo por não ter muito em comum com ela, você não precisa fingir ser seu melhor amigo, mas acho que é apropriado ser cordial, ouvir e ajudá-la como puder.

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