Publicidade

guia de profissões

Carreira de direito ganha mais fama e interessados com a operação Lava Jato

As operações anticorrupção deram visibilidade a todas as áreas de atuação do direito. Do estrelato do juiz Sergio Moro aos advogados de defesa que aparecem com frequência na mídia, os cargos que podem ser exercidos por quem faz essa graduação estão em evidência.

Nos últimos cinco anos, o número de matrículas em cursos de direito pelo país cresceu 35%, segundo dados do Censo da Educação Superior, do MEC. A carreira é a mais popular do país com 214.562 matriculados em 2015.

"Anos atrás, sabíamos bem quem estava na seleção brasileira de futebol. Hoje é mais fácil saber a escalação do Supremo Tribunal Federal", diz Roberto Dias, coordenador da Escola de Direito de São Paulo da FGV. Para ele, contribui ainda para o maior interesse no curso a autonomia do Ministério Público em discussões de temas que ganham destaque na mídia.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie foi uma das que viram o interesse crescer. No vestibular de inverno deste ano, a concorrência em direito foi de 16 candidatos por vaga –a média é de 10.

"As operações dão evidência ao curso, e a crise leva alunos a escolher uma graduação com boas perspectivas na iniciativa pública e privada", afirma Carlos Eduardo Camillo, coordenador do curso de direito do Mackenzie.
Foi a motivação de Fernanda Bueloni, 31, aluna do último semestre de direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).

Formada em biologia com mestrado em ecologia, não encontrou boas oportunidades no mercado de trabalho. Entrou no direito para prestar concursos públicos, mas se apaixonou pela carreira privada e pelo direito ambiental. "No direito, o bom profissional encontra espaço e é reconhecido", diz.

Destacam-se profissionais com visão multidisciplinar e capacidade de agir de forma preventiva. "O objetivo central é formar um arquiteto de resolução de problemas, muito mais do que alguém que apenas saiba o que está na lei", afirma Dias.

Pensando nisso, os cursos têm incluído novas disciplinas. A FGV, por exemplo, oferece uma matéria de raciocínio lógico, com a produção de software, e atividades ligadas à diversidade. Também investe em grupos de pesquisa e participação em competições e cortes internacionais.

A Mackenzie prevê para 2018 a criação de clínicas jurídicas, nos moldes das que existem em Harvard e Yale, nos EUA. "O direito é uma decisão estratégica. Com as clínicas, o aluno lida com questões complexas, pensa em problemas e busca soluções de forma crítica", diz Camillo.

*

DIREITO PENAL

O que faz defesa de pessoas que cometeram crimes; prevenção e defesa de crimes de todas as esferas nas empresas (ambiental, tributário, entre outros)

Salário inicial R$ 3.000 (advogado júnior)

Perfil desejado pelas empresas profissional cuidadoso e técnico, que deixe de lado o moralismo e busque a aplicação correta da lei. Visão multidisciplinar do direito, inglês fluente e experiência no exterior

Onde há vagas na carreira pública (promotoria, defensoria, procuradoria, magistratura), em escritórios especializados e empresas que desejam atuar na prevenção e remediação de crimes

Onde estudar FGV, Mackenzie, USP, Unesp, PUC-SP, UFRGS, UERJ, UFMG

Duração do curso até 4 semestres (especialização)

Visão de quem faz
"É uma área que está em ascensão e ganhou evidência. O direito penal não é só o que vemos na TV, nos programas sensacionalistas. Atuamos na prevenção e na remediação de problemas empresariais e transitamos bastante por outras áreas do direito, como o tributário e o direito do consumidor"

Pedro Sanchez Funari, 28,
advogado criminalista

-

OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO DIREITO

Ambiente
Atua em processos de licenciamento ambiental nas empresas, na prevenção de problemas e na defesa de processos civis

Consumo
Trata dos direitos e deveres relacionados a quem compra e quem fornece produtos e serviços

Empresas
Atua em todo tipo de ação das empresas, como fusões e aquisições, falência e recuperação. Analisa e executa contratos

Arbitragem
Ajuda a resolver conflitos de forma extrajudicial, principalmente em divórcios e causas trabalhistas

Moda
Envolve propriedade intelectual, contratos de distribuição, licença de uso de marca, contratos de franquia, entre outros

Trabalho
Atua de forma preventiva, para garantir o cumprimento das leis nas empresas e evitar processos

Tecnologia da informação
Trabalha com direito autoral e de propriedade intelectual vinculados à tecnologia

Tributação
Atua na regulação e no cumprimento de todas as leis referentes a taxas e impostos

Publicidade
Publicidade
Publicidade