Publicidade

guia das profissões

Profissional de RH ganha posição estratégica dentro das empresas

A imagem do profissional de recursos humanos como o responsável por cuidar só de questões administrativas ficou para trás. Hoje, sua posição nas empresas é estratégica: tornou-se um consultor apto a oferecer soluções, elaboradas a partir de seu conhecimento do negócio e das necessidades.

"Antes, o RH era apenas um 'tirador de pedidos', entregava seu trabalho sem influir na solução de problemas de sua empresa. Agora, esse profissional deve se antecipar às necessidades, oferecendo respostas para demandas que ainda não foram identificadas", diz Denize Athayde Dutra, coordenadora do MBA de gestão estratégica de recursos humanos da FGV.

Com essa mudança nas atividades, as formações mais comuns na área estão se multiplicando. Se até pouco tempo atrás apenas psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e administradores atuavam no setor de recursos humanos, hoje há também graduados em direito, economia e engenharia.

"São profissionais que trabalham para adequar as políticas e ações do departamento de RH às novas necessidades do negócio", afirma Dutra.

O setor precisa de profissionais que conheçam suas empresas e desenvolvam o pensamento estratégico, afirma Augusto Galery, coordenador da pós-graduação em gestão estratégica de pessoas da Fecap. O curso sofreu mudanças na grade para focar nessa aptidão.

A ampliação das funções inclui mudanças tecnológicas, que devem ser acompanhadas pelo profissional. A forma de atrair, recrutar, desenvolver e avaliar pessoas também está em processo de renovação, diz Denize.

Muitas empresas têm usado redes sociais e ferramentas como softwares, vídeos e plataformas de ensino a distância para conhecer um candidato e gerir sua carreira de forma mais eficiente.

"O profissional de RH tem trabalhado com 'people analytics' [análise e cruzamento de dados das pessoas] para fazer a gestão de seus indicadores e ocupar o espaço estratégico de influenciador do negócio", afirma Dutra.

Exemplo disso é o que ocorre na plataforma digital Jobecam, em que candidatos a uma vaga de trabalho gravam entrevista ou videocurrículo contando sua experiência profissional e são indicados, por meio de um algoritmo, a vagas que atendem ao perfil desejado pelo contratante.

Outro desafio atual é promover a inclusão nas empresas, o que tem impacto nos resultados. De acordo com Djalma Scartezini da Cruz Gouveia, 35, gerente de diversidade e inclusão da Vivo, empresas com comitês executivos diversos em gênero e raça têm obtido lucro até 35% maior.

-

PROFISSIONAL DE RH

O que faz
Dá suporte e desenvolve políticas e ações para ajudar os gestores a administrar suas equipes

Salário inicial
R$ 2.500

Perfil desejado pelas empresas
Conhecimento do negócio, visão estratégica para propor soluções de problemas, competência para motivar a equipe

Onde estudar
Fecap, FIA, FGV, INPG Business School, Mackenzie, PUC-SP, Universidade Anhembi Morumbi

Onde há vagas
Empresas, startups, órgãos públicos e projetos sociais de todos os setores

Publicidade
Publicidade
Publicidade