Publicidade

guia das profissões

Enfermeiros investem em gestão e abrem consultórios

A profissão de enfermeiro ganha destaque fora dos hospitais. Formados na área têm aberto negócios próprios, especializados em cuidado de idosos e assistência ao parto, entre outras áreas –neste ano, o Conselho Federal de Enfermagem regulamentou o funcionamento de seus consultórios e clínicas.

Karina Fernandes, 41, fez carreira em hospitais e, ao começar a atender partos domiciliares, viu a oportunidade de criar um espaço dedicado a isso. A enfermeira se especializou em gestão e abriu a ComMadre, em São Paulo.

A empresa reúne profissionais da saúde em torno de atividades para assistência ao parto normal humanizado e hoje conta com médicos –obstetras e pediatras. Oferece ainda cursos para gestantes e para profissionais que queiram se especializar em parto.

Médicos e enfermeiros se completam, diz ela. "O médico é um curador, o enfermeiro é um cuidador."

Para seguir na carreira, é preciso estar a par tanto das últimas tecnologias, como lasers que auxiliam na cicatrização dos seios das mulheres que amamentam, quanto dos tratamentos naturais, com chás fitoterápicos.

Segundo estudo do Linkedin de 2017, que analisou o número de vagas anunciadas e as possibilidades de promoção, a carreira é a 12ª mais promissora hoje. No último ano, as vagas cresceram 37%.

Mesmo para enfermeiros que não querem abrir o próprio negócio, as capacidades de liderança e gestão ganham cada vez mais importância. Empresas procuram profissionais organizados, que saibam atuar em equipes e consigam identificar problemas.

"Hoje, enfermeiros assumem a linha de frente de hospitais, fazem buscas ativas para a resolução de problemas e visam a segurança do paciente", afirma Renata Viana, que é presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo).

A área assistencial, uma das que mais emprega enfermeiros, costuma ser a porta de entrada para o enfermeiro gestor, diz Claudia Laselva, diretora de operações e de enfermagem da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

"O profissional que decide se especializar na área administrativa tem condições de olhar criticamente para a prática e atuar para promover a sustentabilidade desse setor, que ainda tem muitos desperdícios", afirma Laselva.

"O enfermeiro é como um advogado do paciente. Ele precisa ter foco e atenção para atender a demandas simultâneas, e geralmente é quem lidera as equipes multidisciplinares da saúde", diz.

Para isso, é fundamental ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. Segundo Maria Helena de Melo Lima, professora do curso de enfermagem da Unicamp, os alunos do primeiro ano costumam dizer que escolheram a profissão para ajudar o próximo.

"Ao final do curso, temos um formando com capacidade de liderança, senso crítico e conhecimento científico. Ele entende que aquela simples vontade de cuidar do próximo tem embasamento científico e valoriza o cuidado humanizado", afirma.

Segundo Viana, o envelhecimento da população tem elevado a demanda por enfermeiros, e podem faltar profissionais nos próximos anos.

-

ENFERMEIRO

O que faz
Presta assistência ao paciente. Promove o bem-estar durante o tratamento de doenças e a internação hospitalar, além de atuar na gestão de serviços de saúde. É capacitado para realizar procedimentos complexos, atuando como auxiliar em cirurgias

Salário inicial
R$ 2.500

Onde estudar
USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, Unoeste, Faculdade de Medicina de Marília, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Perfil desejado pelas empresas
Profissionais que possuam visão macro para serem capazes de identificar problemas. Também é importante que saibam atuar em equipes multidisciplinares, tenham empatia e organização

Onde há vagas
Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, empresas e consultórios. Neste ano, o Conselho Federal de Enfermagem regulamentou o funcionamento de consultórios e clínicas de enfermagem

Publicidade
Publicidade
Publicidade