Descrição de chapéu Financial Times

Veja estratégias de executivas para aumentar a produtividade no home office

Limitar a jornada e desligar notificações tornam o trabalho remoto mais leve na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patricia Nilsson
Financial Times

Regimes de cafeína e cabeçalhos perfeitos para emails são alguns dos “hacks” de produtividade pessoal que desapareceram durante a pandemia, quando o principal esforço de muitos trabalhadores passou a ser o de manter a sanidade enquanto as linhas de separação entre a vida pessoal e o trabalho se turvavam.

Estudos demonstraram que embora os trabalhadores de escritório em geral estejam trabalhando bem de casa, alguns grupos encontraram mais dificuldades para se adaptar às condições de trabalho novas, e ao isolamento que elas às vezes criam.

Mães que dividem seu tempo entre o trabalho e responsabilidades desproporcionais em casa estão entre as categorias mais atingidas. Mas mulheres sem filhos também reportaram níveis de produtividade mais baixos, o que pesquisadores da Instituto Becker Friedman de Pesquisa Econômica, da Universidade de Chicago, dizem pode se dever a “outras demandas que incidem sobre as mulheres no ambiente doméstico”.

Um estudo do Conselho de Pesquisa Econômica e Social, uma instituição britânica de pesquisa, publicado no ano passado, vinculou a dificuldade em realizar bem o trabalho a um bem-estar mental inferior ao usual, para certas pessoas.

Já que trabalhar em casa continuará a ser comum para muita gente –mesmo com o recuo da pandemia– executivos recomendam hábitos que podem promover períodos saudáveis de trabalho e ao mesmo tempo deixar tempo suficiente para o repouso.

Claire Darley, vice-presidente de operações da companhia de software Adobe na Europa, África e Oriente Médio, comanda uma equipe de 120 pessoas em diversos países. “Todo mundo enfrenta dificuldades por o dia ter se tornado mais longo, e aparentemente interminável”, diz. “E eu certamente também sinto o mesmo”.

Para garantir que se mantenha “refrescada e concentrada”, Darley vem respeitando rigorosamente os horários que estabeleceu para não receber telefonemas ou realizar reuniões virtuais. “As pessoas não veem alguém como esquisito por agir assim, e na verdade respeitam quem o faz”.

Mas embora ela defenda que os profissionais estabeleçam limites para as tarefas que executam no dia a dia, seu principal conselho, para as mulheres jovens que estão tentando descobrir como realizar mais, é identificar oportunidades que possam melhorar suas carreiras, e aproveitá-las.

“Uma das coisas que digo frequentemente às mulheres, especialmente no início [de suas carreiras], é que o que mais importa são as oportunidades, aproveitar oportunidades e criá-las”, diz Darley. Ela conta que conseguiu seu primeiro estágio na IBM 30 anos atrás ao formar um elo com uma pessoa formada em sua universidade que já havia conseguido vaga na companhia.

“Eu criei uma oportunidade para mim ao ser ousada, fazer perguntas e conseguir que meu nome fosse incluído na lista de entrevistas”, ela diz.

Claire Darley, vice-presidente da empresa de software Adobe’s Europe
Claire Darley, vice-presidente da empresa de software Adobe’s Europe - Divulgação

Noelly Michoux, uma das fundadoras e presidente executiva da 4.5.6, uma marca de produtos para a pele, recorreu a um “life coach” para aprender a combater a sensação cada vez mais forte de que combater crises constantemente na verdade significava que não estava realizando coisa alguma.

“Isso me deixava com uma sensação terrível, que eu levava comigo do trabalho para casa, e por isso eu tampouco conseguia estar presente para minha família, e aí eu ia para a cama me sentindo culpada por não ter tido um dia satisfatório, nem no plano profissional e nem no pessoal”, diz.

O “life coach” ensinou a Michoux como administrar sua mente e emoções e, o mais importante, como ser gentil consigo mesma quando as coisas não aconteciam da maneira que ela havia planejado. “Não é algo que você possa aprender só lendo; é preciso praticar e praticar até que se torne um hábito”, ela disse.

Um dos novos hábitos de Michoux é desligar as notificações dos seus aparelhos eletrônicos de comunicação pessoal e de trabalho das 9h às 17h, o que significa que ela só verifica emails e mensagens de mídia social em horários determinados, em lugar de no momento em que chegam. Isso se aplica também às mensagens de amigos, que ela diz que já não esperam resposta imediata quando entram em contato.

Michoux identificou seu horário de maior produtividade (entre as 14h e as 18h), e tenta tirar emails e reuniões do caminho antes de encarar suas tarefas mais difíceis depois do almoço.

“Faça com que seu cérebro desenvolva o hábito de realizar o mesmo tipo de tarefa, no mesmo dia e na mesma hora. Assim, você se torna muito efetivo”, disse.

Mairead Nayager, vice-presidente presidente mundial de recursos humanos da Diageo, uma empresa de bebidas, diz ter começado sua carreira dormindo apenas algumas poucas horas por noite, o que pressionava seu organismo por conta da quantidade imensa de tempo que ela passava sentada à mesa de trabalho.

“Terminei com uma lesão nas costas e tive de passar por uma cirurgia aos 31 anos”, ela diz, definindo a experiência como “ridícula” mas também como “um momento que mudou muito minha maneira de pensar”.

Mairead Nayager, chefe global de RH da empresa de bebidas Diageo
Mairead Nayager, chefe global de RH da empresa de bebidas Diageo - @diageo news no twiter

Depois disso, Nayager decidiu que a chave para uma maior produtividade seria tomar o controle de seus hábitos de trabalho.

“Existe uma expectativa de trabalhar jornadas insanamente longas”, ela diz, sobre os locais de trabalho modernos. “Não importa o quanto você trabalhe a cada dia, há sempre alguma coisa que não há tempo para fazer. Por isso, acredito que tomar o controle de seu trabalho é importante”.

Nayager, que comanda 600 pessoas, diz que a Diageo –como muitas outras companhias– não sofreu queda de produtividade durante a pandemia. Mas não é incomum que ela ouça de membros de sua equipe que eles estão tendo de trabalhar mais horas a fim de manter o mesmo nível de produção.

A despeito dos potenciais percalços, o trabalho em casa em larga escala revelou que mesmo grandes companhias multinacionais têm flexibilidade bastante para acomodar as preferências do pessoal quanto ao seu trabalho. Nayager aplica isso em nível pessoal, igualmente.

Circunstâncias imprevistas, como quando um colega precisa passar a noite em claro cuidando de um filho, acontecem, às vezes, e Nayager às vezes encoraja um subordinado a “ficar em casa naquele dia, tentar dormir cedo e começar com energia renovada no dia seguinte”.

“É isso que com certeza vou fazer hoje, porque tenho um filho pequeno que me acordou às 3h30, e assim eu não seria produtiva se trabalhasse até tarde esta noite”.

Financial Times, tradução de Paulo Migliacci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.