Descrição de chapéu mercado de trabalho

Primeira entrevista de emprego? Veja como se preparar

Leia a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (23)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (23). Quer recebê-la as segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego?

O que dizem os especialistas: o candidato deve se preparar estudando sobre a empresa, pesquisar notícias sobre ela, entender qual é sua cultura organizacional e quais são seus valores. Isso pode ajudar nas respostas na fase de entrevistas e a entender se a companhia combina com seu perfil.

Saiba como responder as principais questões em uma entrevista:

  1. "Conte um pouco sobre você" - Segundo Eliete Oliveira, consultora de carreiras com foco em recolocação profissional, o candidato pode contar suas vivências anteriores no mercado de trabalho, quais empresas já trabalhou e o que pode oferecer para a companhia que está se candidatando.
  2. "Cite quais são seus pontos a desenvolver" - Para Laís Vasconcelos, especialista em recrutamento da Robert Half, consultoria especializada em recrutamento e seleção, o profissional pode falar quais aspectos ele precisa melhorar e como está fazendo isso.
    Exemplo: "Eu tenho que desenvolver o meu conhecimento em Excel, então estou fazendo um curso avançado e acredito que até tal prazo já devo estar com essa formação concluída", diz Vasconcelos.
  3. "Como você se vê daqui cinco anos?" - Uma boa resposta é indicar quais são suas expectativas profissionais e demonstrar interesse na vaga citando resultados que você pode trazer para a empresa durante esses anos.
  4. "Por que deseja sair do emprego atual?" - De acordo com Vasconcelos, o profissional deve ser sincero. "Não é um problema não ter se adaptado à gestão ou à atividade [na empresa anterior]. Ainda mais para quem está começando na carreira, às vezes não é aquilo que deseja".
  5. "Você tem alguma pergunta?" - Neste momento o candidato pode questionar sobre plano de carreira, qual a carga horária de trabalho e quais são as oportunidades de crescimento na organização, sugere Aline Sousa, especialista em recrutamento e seleção.
Conhecer a cultura da empresa pode ajudar nas respostas na fase de entrevistas e a entender se a companhia combina com o perfil do candidato - Unsplash

E o que NÃO fazer? O candidato deve evitar uma linguagem informal, ficar atento à postura para não aparentar desleixo, ter cuidado para não falar muito e passar do tempo estipulado para a entrevista.

E quem não tem experiência profissional? O candidato pode dar exemplos de vivências tanto acadêmicas como pessoais que se relacionem com o seu objetivo de carreira. Além disso, pode falar sobre trabalhos realizados na faculdade que estejam alinhados com a área que deseja atuar.

Veja como se preparar com pessoas que já passaram pela fase de entrevistas.

  • Thamires Abreu, 29, é trainee do Itaú Unibanco, e participou de um processo seletivo mega concorrido: o programa teve 85 mil inscritos para 40 vagas. Ela conta que seus métodos de preparação foram:
    • Apostar no seu autoconhecimento, mostrando que sabe quais são seu pontos que precisa desenvolver e como está trabalhando para melhorá-los;
    • Pesquisou quais perguntas seriam possíveis durante a entrevista;
    • Conversou com colegas que já passaram por essa situação.
  • Raphaela Velluto, 23, estagiária da C6 Bank, concorreu com 4.294 inscritos para 32 vagas. Ela diz que se preparou estudando sobre a cultura da empresa, algo que também ajudou a ver se ela tinha match com a companhia.

→​ Spoiler, na seção Vida de Estagiário tem mais dicas, dá um scroll. ​


Vida de estagiário

Gabriela Elias - news folha carreiras
Gabriela Elias, 25, é estagiária de manutenção e utilidades no Grupo Boticário há cinco meses - Divulgação

Como se preparou para a fase de entrevistas?

Primeira coisa, foi checar se os valores e propósitos da empresa estavam alinhados com o que eu acredito. Fiz isso antes de me inscrever no Programa Geração B e fez diferença durante minha participação, pois estava confiando nas propostas da companhia. O que me deixou um pouco mais tranquila e confiante no processo seletivo.

Para a entrevista, fui em busca de informações sobre o Grupo Boticário e o mercado de beleza. Acessei o site da empresa, fiz pesquisas em portais de buscas para ter outras informações da companhia e do setor, li reportagens sobre as ações e projetos que estavam ou haviam sido implementados.

Além disso, como a seleção foi 100% online, busquei um lugar em casa com o mínimo de barulho possível, até para não me desconcentrar, deixei um copo com água por perto durante a conversa, caso ficasse muito nervosa. Colei uns lembretes na frente do computador com pontos principais sobre mim, caso não lembrasse por conta do nervosismo.

Cheguei a fazer um pitch destacando minhas habilidades que faziam sentido para a vaga que queria ocupar, além de ter ensaiado em frente ao espelho e preparado meu psicológico reforçando a ideia de que seria uma conversa em que teria de mostrar quem sou e que ninguém me conhece melhor que eu mesma.


Entrevista de emprego

Ana Chauvet - news carreiras
Ana Chauvet, CEO da I9hunter, empresa de recrutamento e seleção humanizado - Rodrigues de Freitas

Como um candidato sem experiência profissional pode responder à pergunta "quais foram suas realizações até o momento?"

É sempre um desafio preencher um currículo quando o candidato não possui experiência profissional. O melhor nesses casos é destacar as vivências que podem ser úteis para o emprego e vinculadas aos desafios do dia a dia, faculdade ou até mesmo trabalhos voluntários. A solução para uma boa resposta é trazer algum acontecimento em sua trajetória de vida, descrever as responsabilidades, quanto tempo durou e qual foi o peso de sua participação naquela realização. A ideia principal é fazer o candidato mostrar não somente o feito, mas sim como ele o alcançou.


Não fique sem saber

Afinal, por que Elon Musk veio ao Brasil? Na sexta-feira (20) o bilionário dono da Tesla e SpaceX desembarcou no país para um evento chamado "Conecta Amazônia", que ocorreu na Fazenda Boa Vista, um condomínio de luxo em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

O que é a tal PEC do Quinquênio? Uma Proposta de Emenda à Constituição que cria o quinquênio para juízes ou promotores. Em outras palavras, ela estabelece um aumento de 5% de salários para esses cargos a cada cinco anos de trabalho.

  • O que muda? Se for aprovada, ela pode criar um gasto estimado em R$ 3,6 bilhões anuais aos cofres públicos. A PEC também vai assegurar aos membros do judiciário e do Ministério Público que a sua atuação jurídica anterior possa ser usada na contagem de tempo de exercício na profissão.
  • Quem é a favor e quem é contra. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a proposta, e disse que o quinquênio "corrige injustiça" e que é "razoável" aumento por tempo de serviço. Na contrapartida, senadores são contrários e estão se sentidos emparedados por Pacheco, por ter tratado desse assunto em seminários da magistratura e em entrevistas, sem consultar os parlamentares.
  • Opinião: Em seu editoral, a Folha defende que essa PEC é uma regalia descabida e inaceitável.

Encontre sua vaga

Veja oportunidades de emprego para estágio ou efetivo aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.